Capa » Campinas 250 anos » Cidade Vicentina de Jundiaí terá “Carnaval Fora de Época” neste sábado
Cidade Vicentina de Jundiaí terá “Carnaval Fora de Época” neste sábado
Sede da Cidade Vicentina em Jundiaí (Foto Divulgação)

Cidade Vicentina de Jundiaí terá “Carnaval Fora de Época” neste sábado

Idosos atendidos pela Cidade Vicentina Frederico Ozanam, de Jundiaí, irão voltar no tempo e reviver por algumas horas, entre confetes e serpentinas, a alegria e a magia dos carnavais do passado. Eles participarão de um “Carnaval Fora de Época” na tradicional instituição neste sábado, dia 23 de setembro, das 13 às 16 horas. O baile será animado por inesquecíveis marchinhas carnavalescas e por antigas serestas que farão os mais saudosistas recordarem o romantismo de outrora. Afinal, folia não tem hora e nem idade!

A ação de cidadania e solidariedade, promovida por voluntários da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil sediada no município, mobilizará cerca de 30 colaboradores das áreas de administração, produção, qualidade e manutenção da fábrica, além de seus familiares, explica Mayara Maion, analista industrial da unidade e idealizadora do evento. “A Cidade Vicentina é uma instituição muito respeitada na cidade e proporciona oportunidades para a comunidade interagir com os idosos. Levei a proposta do carnaval para os meus colegas de trabalho e para o Comitê de Desenvolvimento Social da FEMSA e todos abraçaram a ideia”, conta Mayara.

Os voluntários da FEMSA irão decorar o salão do baile e levarão adereços carnavalescos para que os foliões possam se fantasiar e participar a caráter da festa. Tanto o DJ responsável por tocar as marchinhas quanto o músico que cantará as serestas também trabalham na fábrica e levarão seu talento artístico para animar os participantes. Espera-se a presença de aproximadamente 80 internos da instituição.

“Temos uma grande preocupação com o bem-estar das comunidades no entorno de nossas fábricas. Iniciativas de solidariedade como essa, organizadas por nossos colaboradores, estão alinhadas com esse compromisso e com a cultura da empresa de incentivar o voluntariado como manifestação de nossa responsabilidade social”, afirma Marcela Cardoso, chefe de Diversidade e Desenvolvimento Social da Coca-Cola FEMSA Brasil.

O evento também mobilizará parceiros, como a empresa de serviços de alimentação Sodexo, que doará produtos para um café da tarde, e o Grupo Despertalhaços, de Jundiaí, formado por voluntários que promovem atividades de lazer em hospitais e asilos. “Vamos levar brincadeiras e pequenas apresentações para transformar o momento da visita em um momento mágico de alegria, sobretudo para idosos acamados que não poderão participar do baile”, conta Karina de Lima Araújo, coordenadora do grupo.

De acordo com Silviane Ferrara, assistente social da Cidade Vicentina, o entretenimento é essencial para promover a qualidade de vida e para auxiliar na manutenção das atividades de vida diária dos idosos abrigados. “O benefício proporcionado é o maior contato com pessoas da sociedade e intergerações”, destaca.

Trazer mais humanização à vida diária dos atendidos é uma prática contemporânea na gestão das instituições de longa permanência para idosos. Portanto, a promoção de ações como o “Carnaval Fora de Época”, bem como o serviço voluntariado de maneira geral, é de essencial importância e de extrema relevância social para a Cidade Vicentina, ressalta Jonas Fernandes Brescansin, presidente da instituição.

Fundada em 10 de abril de 1939, a Cidade Vicentina Frederico Ozanam é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e tem atualmente capacidade para atender 100 idosos. Eles recebem seis refeições diárias, atendimento médico e odontológico, vestuário, medicamentos entre outros benefícios.

A instituição de quase 80 anos dispõe de: 57 casas-moradias com quarto e banheiro, onde residem os idosos com autonomia de locomoção; enfermaria constituída por dez quartos com quatro leitos cada um, destinada aos idosos sem autonomia que necessitam de cuidados diários; serviço de fisioterapia com profissional e equipamentos necessários para o tratamento dos idosos internos; serviço de psicologia e assistência social, médicos, biblioteca, entre outras atividades.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta