Capa » Educação » Reportagem da Agência Social de Notícias é uma das vencedoras do Prêmio Inep de Jornalismo de 2017
Reportagem da Agência Social de Notícias é uma das vencedoras do Prêmio Inep de Jornalismo de 2017
Agência Social de Notícias recebe o Prêmio INEP de Jornalismo

Reportagem da Agência Social de Notícias é uma das vencedoras do Prêmio Inep de Jornalismo de 2017

Com a reportagem “Rumo a 2022: como gestão, engajamento e inovação estão melhorando o Ideb em três estados”, de José Pedro Soares Martins, a Agência Social de Notícias é uma das vencedoras do Prêmio Inep de Jornalismo de 2017. A entrega dos prêmios aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 20 de dezembro, na sede do Inep, em Brasília. Este é o segundo prêmio conquistado pela ASN em 2017 e o quarto em três anos de atividades da Agência.

A reportagem assinada por José Pedro S.Martins ficou em terceiro lugar na Categoria Avaliações da Educação Básica do Prêmio INEP de Jornalismo. Foi a categoria mais disputada, com 72 trabalhos inscritos. O primeiro lugar na categoria foi para “Vale da Rapadura” (de Jéssica Welma e equipe, da Tribuna do Ceará). O ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, participou da cerimônia, que teve como apresentadora a jornalista Giuliana Morrone.

Presidente do Inep, Maria Inês Fini, lançou a edição de 2018 do Prêmio

Presidente do Inep, Maria Inês Fini, lançou a edição de 2018 do Prêmio

Em sua primeira edição, o Prêmio Inep de Jornalismo teve 130 trabalhos inscritos, de 92 jornalistas diferentes. Além dos 72 na categoria Avaliação da Educação Básica, foram 17 na categoria Avaliação da Educação Superior (primeiro lugar para “O desempenho do ensino jurídico no DF”, do Correio Brasiliense) e 41 na categoria Estatísticas Educacionais (primeiro lugar para “35% dos professores de educação infantil não têm diploma”, do G1).

O Prêmio, segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, é um reconhecimento à contribuição da imprensa brasileira para o entendimento, pela sociedade e pelo poder público, da importância das avaliações e estatísticas para o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação. Parte das comemorações dos 80 anos de fundação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Prêmio foi lançado em janeiro de 2017 com o objetivo de estimular, divulgar, apoiar, incentivar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem os temas das avaliações e estatísticas educacionais, duas áreas de atuação da autarquia do Ministério da Educação (MEC).

O Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais teve o apoio e parceria da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

A reportagem “Rumo a 2022: como gestão, engajamento e inovação estão melhorando o Ideb em três estados” (aqui) mostra o trabalho de escolas de Campinas (SP), João Pessoa (PB) e Contagem (MG) para aumentar o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com o apoio da comunidade e de ações do Instituto Arcor Brasil e Fundo Juntos pela Educação.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta