Capa » Ecodesenvolvimento » Diário do Meio Ambiente 29.05 – “Pacote do Veneno” pode ser votado nesta terça-feira em Brasília
Diário do Meio Ambiente 29.05 – “Pacote do Veneno” pode ser votado nesta terça-feira em Brasília
Soja, um dos principais componentes do agronegócio brasileiro (Foto Adriano Rosa)

Diário do Meio Ambiente 29.05 – “Pacote do Veneno” pode ser votado nesta terça-feira em Brasília

- Neste dia 29 de maio, terça-feira, pode ser votado em Brasília, em comissão especial formada para analisar a proposta, o Projeto de Lei 6299/2002, que altera a legislação de liberação, produção e uso de agrotóxicos no Brasil. O projeto vem sendo muito criticado por organizações ambientalistas e instituições como a Fiocruz e recebeu o apelido de “Pacote do Veneno” pelo seu potencial impacto na saúde e no meio ambiente.

– No dia 22 de maio, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou manifesto contrário ao PL 6299/2002. O documento já recebeu apoio de 23 instituições científicas. O manifesto foi publicado na íntegra pelo Jornal da Ciência, aqui.

– A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira, dia 29 de maio, o projeto de transposição do rio Itapanhaú, em São Paulo. O governo do estado de São Paulo projeta transpor o rio Sertãozinho, afluente do Itapanhaú, para o sistema produtor do Alto Tietê, objetivando assegurar mais água para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo no período de estiagem.  O Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú tem feito muitas ressalvas ao projeto, pelo seu potencial impacto no curso d´água.

Um panorama da Mata Atlântica, realizado por um conjunto de instituições.

Um panorama da Mata Atlântica, realizado por um conjunto de instituições

– A Fundação SOS Mata Atlântica realizou no domingo, dia 27 de maio, evento na avenida Paulista, em São Paulo, para marcar o Dia da Mata Atlântica. Foi estendida uma bandeira de 750 metros quadrados e realizadas várias atividades em frente ao MASP e ao Parque Trianon, um pedaço da Mata Atlântica em plena megalópole.

– O Seminário Preparatório Direito ao Desenvolvimento, à Saúde e à CT&I, que seria realizado nesta terça-feira, dia 29 de maio, no Rio de Janeiro, foi adiado para junho, em data ainda a ser confirmada. O adiamento decorre da mobilização dos caminhoneiros. O Seminário é uma promoção da Abrasco, Fiocruz e SBPC.  Mais informações aqui. 

AGENDA

Boticário

– 31 de julho a 2 de agosto – IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – Tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”. Organização Fundação Grupo Boticário. Informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br

– 16 de outubro a 8 de novembro – Curso Dimensões Humanas da Conservação e Manejo da Vida Silvestre – Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada – CENA/ESALQ/USP – Piracicaba – Matrículas em breve. Informações: http://www.esalq.usp.br/pg/programas/ecologia-aplicada/informacoes-academicas/disciplina/detalhe?sgldis=ECO5047&tipo=PG

– 31 de outubro – Data final de inscrições gratuitas para o Sustainable Fashion Awards 2018, realizado com o apoio de várias organizações brasileiras e internacionais e que visa reconhecer os projetos e ações direcionados para uma moda sustentável. Mais informações e inscrições aqui.

Por José Pedro S.Martins

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta