Capa » Cidadania » Agência Social de Notícias é finalista em três prêmios de jornalismo
Agência Social de Notícias é finalista em três prêmios de jornalismo
Intituto Educacional Dona Carminha - Foto Martinho Caires

Agência Social de Notícias é finalista em três prêmios de jornalismo

A Agência Social de Notícias é finalista em três prêmios de jornalismo neste final de 2018: Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo, Prêmio ABAG-RP de Jornalismo e Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros. A Agência já conquistou cinco prêmios em pouco mais de quatro anos de atividades.

Com as fotos da reportagem “Dona Carminha: Exemplo de Inclusão na Educação Infantil de Campinas” (aqui), assinada por Marta Avancini, o editor de fotografia Martinho Caires é finalista na categoria Fotojornalismo do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo de 2018. Em sua 21ª edição, o Prêmio teve 49 trabalhos inscritos. A cerimônia de premiação será no dia 13 de dezembro, para convidados, na sede da FEAC.

Martinho Caires disse ter ficado muito feliz com a indicação. Para ele, é um sinal de que a “nova mídia”, no caso os sites na internet, está assumindo papel cada vez mais relevante ao lado das mídias tradicionais. “Parece que a Agência Social de Notícias está no caminho certo”, completa Caires.

O editor José Pedro Soares Martins é finalista em dois prêmios. No Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, promovido pela Fenacor, é finalista na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Programas de governo dos presidenciáveis foram superficiais em relação à indústria de seguros” (aqui). Neste ano concorreram 796 trabalhos. A cerimônia de premiação será no dia 7 de dezembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. São 10 finalistas em cada uma das sete categorias em disputa.

Prêmio ABAG – RP – José Pedro S. Martins também foi finalista no Prêmio ABAG-Ribeirão Preto “José Hamilton Ribeiro” de Jornalismo. Com a reportagem “A contribuição da agricultura para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (aqui), foi finalista na modalidade Internet, da Categoria Profissional. Neste ano o Prêmio promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto teve 188 trabalhos inscritos. Os vencedores foram conhecidos em cerimônia em Ribeirão Preto, no dia 23 de novembro.

Na modalidade Internet o trabalho vencedor foi “Tem mais grãos nos canaviais paulistas”, de Leonardo Ruiz, publicado no portal Cana On Line. Na modalidade Revista Impressa, a vencedora foi Eliane Quinalia, da Revista Você S/A, com a matéria “Campo Fértil”. Na modalidade Jornal Impresso, o vencedor foi Paulo Eduardo Palma Beraldo, de O Estado de S. Paulo, com a reportagem “Agronegócio faz aposta na revolução digital”. Na modalidade TV a vencedora foi Beatriz de Lima Buosi, da TV TEM Sorocaba, com a matéria “Pequenos produtores rurais se unem e criam “Caminho do queijo artesanal”.

Vencedores da Categoria Jovem Talento:
Modalidade Vídeo
1º Lugar: Thainan Honorato Fidalgo
Instituição de Ensino: Unaerp
Matéria: Agro é Bee

2º Lugar: Camila Gabrielle Oliveira de Farias
Instituição de Ensino: Unesp Bauru
Matéria: Da horta à feira: a rotina do agricultor familiar

3º Lugar: Jeziel Henrique Araújo
Instituição de Ensino: Unaerp
Matéria: Cervejarias artesanais de Ribeirão fomentam geração de investimentos e criação de empregos

Modalidade Escrita
1º Lugar: Jeziel Henrique Araújo
Instituição de Ensino: Unaerp
Matéria: Os entraves que atormentam o agro

2º Lugar: Luis Henrique Negrelli
Instituição de Ensino: Unesp Bauru
Matéria: O agronegócio tem um novo obstáculo: as notícias falsas

3º Lugar: Nathalia Souza dos Santos
Instituição de Ensino: Unesp Bauru
Matéria: Palma forrageira, a esmeralda do agreste

Prêmios da ASN – O primeiro prêmio recebido pela Agência Social de Notícias foi o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo, em 2015, com trabalho de Adriano Rosa, na categoria Fotojornalismo. Depois vieram os Prêmios Nacional de Jornalismo em Seguros de 2016, ABAG-RP de 2017, Prêmio INEP de Jornalismo também de 2017 e Prêmio Jornalista Tropical, este de 2018, com reportagens de José Pedro S.Martins.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta