Capa » Educação » INSTITUTO ARCOR LANÇA CAMPANHA E CADERNO “VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA”
INSTITUTO ARCOR LANÇA CAMPANHA E CADERNO “VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA”
Atividade em Bragança Paulista do Programa Escola em Movimento (Foto Divulgação Instituto Arcor Brasil/Adriano Rosa)

INSTITUTO ARCOR LANÇA CAMPANHA E CADERNO “VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA”

O Instituto Arcor Brasil lançou em novembro a Campanha “Vida Saudável na Escola”. O objetivo é difundir a importância da vida ativa e da alimentação saudável, tendo as escolas públicas como espaços privilegiados de disseminação de conhecimento. Foi também lançado o Caderno “Vida Saudável na Escola”, que está à disposição para download e teve como base experiências de escolas públicas que participaram de iniciativas do Instituto Arcor, em cidades como Campinas, Rio das Pedras, Capivari, Bragança Paulista e Piracicaba, em São Paulo, Contagem (MG) e as pernambucanas Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

O Caderno relata experiências com foco na vida ativa e na alimentação saudável, que podem ser replicadas nas escolas. As experiências são fruto das iniciativas do Instituto Arcor Brasil de apoio a projetos em escolas, visando a vida ativa e a alimentação saudável, como as quatro edições do Programa Escola em Movimento e nove edições do Programa Minha Escola Cresce.

A gestora do Instituto Arcor Brasil, Thais Cassano de Castro, destaca que a Campanha tem o propósito de contribuir com as escolas a evidenciar, para os alunos e familiares, a importância de uma vida ativa e de uma alimentação de qualidade para a prevenção de doenças, considerando que uma vida saudável começa com uma dieta equilibrada associada a atividades físicas.

Caderno Vida Saudável na Escola está disponível para download no site do Instituto Arcor Brasil na Internet

Caderno Vida Saudável na Escola está disponível para download no site do Instituto Arcor Brasil na Internet

O Caderno “Vida Saudável na Escola” apresenta atividades simples, que podem auxiliar na construção de hábitos alimentares saudáveis e na vida ativa, trazendo novos conhecimentos sobre os alimentos, suscitar a curiosidade e trazer novas experimentações, além de propiciar momentos de lazer. A publicação também contém sugestões de atividades físicas que podem ser multiplicadas a partir das escolas.

A Campanha “Vida Saudável na Escola” contempla sugestões como: Montagem de horta escolar, tradicional ou hidropônica; Compostagem de resíduos; Canteiros com ervas aromáticas; Montagem de jardim na escola pelos alunos; Plantio e cultivo de mudas, numa estufa construída na escola;  Elaboração de receitas pelos alunos; Estudo dos valores nutricionais dos alimentos; Palestra com especialista sobre nutrição;
– Atividades culinárias com reaproveitamento de alimentos.

No âmbito da vida ativa, são propostas atividades como: Arremesso de peso ou de dardo; Atividades com: circuito de pneus, kit de psicomotricidade, cones, bolas de borracha, raquetes, escada de agilidade; Atletismo; Banda com materiais recicláveis (Mutirão de materiais recicláveis, seleção e higienização dos materiais arrecadados e oficina para construção dos instrumentos); Brincadeiras circenses: malabares, cambalhota, bambolê, dramatizações gestuais; Brincadeiras com elástico.

Mais sugestões podem ser encontradas no Caderno de Atividades “Vida Saudável na Escola”, disponível no link https://www.institutoarcor.org.br/pr/biblioteca/detalle/1620

A coordenadora de programas socioeducacionais do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo, lembra que, de fato, outras iniciativas da organização já vêm assinalando a relevância da atividade física e do movimento para uma vida saudável. São os casos do Programa Escola em Movimento e do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que vem sendo implementado entre 2018 e 2019, com apoio a projetos de 20 escolas públicas de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta