Capa » Comportamento » Sesc Campinas é parceiro da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações independentes (Sistema S e o Brasil – VII)
Sesc Campinas é parceiro da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações independentes (Sistema S e o Brasil – VII)
Cena de "Impressão Minha" (Foto Divulgação)

Sesc Campinas é parceiro da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações independentes (Sistema S e o Brasil – VII)

Por José Pedro S.Martins

O Sesc Campinas tornou-se parceiro da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes. Iniciativa do The Mix Bazar, a Feira SUB já realizou três edições, entre 2016 e 2018, consolidando-se como uma das principais referências em divulgação de diferentes formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional.

A Feira SUB abrange, portanto, livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de muitos outros produtos impressos que têm como características, segundo suas idealizadoras, Fabiana Pacola e Marcela Pacola, o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

A edição de 2018 da Feira SUB foi realizada no dia 15 de setembro, na Biblioteca Municipal de Campinas “Manoel Zink”. No dia 12 de setembro, como parte da programação da Feira SUB, o Sesc Campinas sediou a apresentação do filme  ‘Impressão Minha’, dos diretores Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello, que conversaram com o público após a exibição.

Lançado em julho de 2018 no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o documentário narra o universo dos livros e publicações independentes em São Paulo e no Brasil. O filme toca em vários temas importantes para o segmento, como a relação (ou oposição) entre digital e impresso, o livro como objeto, as técnicas artísticas e de impressão.

Cena de "Impressão Minha", também na Feira SUB (Foto Divulgação)

Cena de “Impressão Minha”, também na Feira SUB (Foto Divulgação)

Além disso, o documentário destaca como funcionam e qual o papel das feiras de publicações independentes, que atraem um público de mais de 40 mil pessoas ao ano somente em São Paulo. “A parceria como o Sesc para a exibição do documentário foi uma ótima oportunidade de apresentar esse movimento de publicações independentes ao público de Campinas”, comenta Marcela Pacola, uma das idealizadoras da Feira SUB.

Também integrando a programação da terceira edição da Feira SUB, o Sesc Campinas recebeu, entre os dias 13 e 20 de setembro, a oficina de Estêncil e Produção Gráfica, com o artista visual Gusta Vicentini.

O conceito da oficina foi o de criar aplicações com técnicas de estêncil, a partir de imagens selecionadas. O artista detalhou questões teóricas da técnica e referências de artistas de estêncil até a aplicação prática, apresentando ferramentas e materiais do processo de recorte, aplicação e pintura com estêncil em vários tipos de papéis.

GALERIA TERCEIRA FEIRA SUB

Bate-papo com escritor Ricardo Lísias (Foto Martinho Caires)

Bate-papo com escritor Ricardo Lísias (Foto Martinho Caires)

Fabiana e Marcela Pacola destacam a programação ampla, fruto de parcerias (Foto Martinho Caires)

Fabiana e Marcela Pacola destacam a programação ampla, fruto de parcerias (Foto Martinho Caires)

Um diversificado painel da arte impressa independente no Brasil (Foto Martinho Caires)

Um diversificado painel da arte impressa independente no Brasil (Foto Martinho Caires)

 

(Sétima de uma série de reportagens sobre a contribuição do Sistema S para o Brasil, na cultura, na educação, na cidadania, na sustentabilidade).

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta