Capa » Blog Cultura Viva » LISBOICES: Acostumando-se ao frio
LISBOICES: Acostumando-se ao frio

LISBOICES: Acostumando-se ao frio

Por Eduardo Gregori

São 7h da manhã e estou em Miraflores, um bairro chique na Grande Lisboa. Edifícios de empresas estrangeiras se misturam a condomínios verticais onde vivem os abastados. Sem dúvida um dos lugares mais caros em Lisboa, mas não gostaria de viver aqui. Supondo que as pessoas não dependam de uma grande oferta de transportes públicos, aqui só se chega de ônibus ou táxi, nada de metrô ou trem.

Olho para fora do prédio em que trabalho e lembro-me que o Frio chegou com tudo em Portugal. Consulto a previsão do tempo no celular que marca 7 graus. Há pelo menos 3 semanas estou constipado. Uma amiga brasileira pela segunda vez neste ano está com pneumonia. Sair na rua com vento, chuva e frio é um choque para nosso corpo acostumado com as temperaturas tropicais. Tomei vacina contra gripe, muito antialérgico, desentupidor de nariz, mas nada adiantava.

Já viajei muito pela Europa no inverno, mas uma coisa é você viajar e outra é viver meses com temperaturas beirando o zero. Ainda mais na beira do Tejo, com uma umidade que deixa tudo ensopado, às vezes até mesmo dentro de casa. Impossível cozinhar sem ter as janelas da cozinha embaçadas pela diferença de temperatura dentro e fora de casa.

Desisti de tomar medicações e fui ao médico. Ele me disse que essa adaptação é comum, mas que é preciso ter cuidado. Os jornais falam que uma epidemia de gripe deve chegar em breve. Ligo para minha amiga Carol que vive na Espanha e pergunto como foi o primeiro ano dela fora do Brasil. Me diz o mesmo, muito constipada, mas que depois o corpo vai se acostumando. Me aconselha a sempre estar bem agasalhado, principalmente quando deixar um ambiente com calefação para sair à rua.

Eu já tinha me preparado para o Inverno, comprei alguns agasalhos, mas agora tenho certeza que  para quem trabalha fora e tem que enfrentar esse tempo, é preciso ter sempre algo a mais no guarda-roupas. Estamos na época das promoções, que aqui eles chamam de saldos. Comprei mais dois agasalhos e camisas de flanela. Nunca me senti tão quentinho!

São 7h30 e estou na estrada indo para casa. Olho o termômetro do carro e a temperatura externa é de 2,5 graus. Na rádio diz que vai baixar um pouco mais. Sinto um pouco de medo, mas finalmente estou a me adaptar. Já não uso desentupidor de nariz, a tosse sumiu e me sinto melhor. Pronto para voltar a treinar na academia. Hoje saiu o sol e pareço uma lagartixa, grudado na janela onde bate o sol. Quanta saudade do calor!

Rezando para o Verão voltar daqui a alguns meses e poder ir pra praia! Enquanto isso não acontece, o jeito é se aquecer como pode, se adaptar a essa minha nova realidade. Curtam o verão ai no Brasil e me desejem sorte nesse frio aqui.

Sobre Eduardo Gregori

Eduardo Gregori é jornalista formado pela Pontifícia Católica de Campinas. Nasceu em Belo Horizonte e por 30 anos viveu em Campinas, onde trabalhou na Rede Anhanguera de Comunicação. Atualmente é editor do blog de viagens Eu Por Aí (www.euporai.com.br) e vive em Portugal

Deixe uma resposta