Capa » Fotos » Hélio Carvalho apresenta a série “Street People” na Galeria Virtual ASN
Hélio Carvalho apresenta a série “Street People” na Galeria Virtual ASN
Hélio Carvalho - Foto Antônio Mozeto

Hélio Carvalho apresenta a série “Street People” na Galeria Virtual ASN

Uma série de retratos realizados na rua, que também dialoga com a fotografia de rua, explorando os diversos contextos, emoções e estilos presentes no cotidiano de várias cidades. Assim o fotógrafo Hélio Carvalho Dapena define a sua série “Street People”, novo destaque na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. A série está em cartaz no Instituto Pavão Cultural, inaugurado recentemente no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

“O projeto partiu da pesquisa nos ramos de fotografia de rua e retratista buscando retratar pessoas e momentos em cenas cotidianas. A série também busca inserir o público no contexto de cada imagem gerada”, explica o fotógrafo, sobre a série que também esteve exposta na galeria de arte Garagem 888 em Campinas, com curadoria do fotógrafo Touché.

Hélio Carvalho é bacharel em administração de empresas pela FACAMP(Campinas), graduado em 2015, com foco nas áreas de Marketing, Vendas e Criação. Após a graduação adquiriu conhecimentos para realizar trabalhos com softwares de edição e de tratamento de imagens do pacote Adobe, realizando cursos e desenvolvendo assim habilidades avançadas em Photoshop, Illustrator e Lightroom. Iniciou seus estudos no campo da Fotografia em 2014 realizando cursos ministrados pela Canon, Senac e MoMA (Nova York).

Em 2017 estudou e realizou cursos no International Center of Photography (ICP) sitiado em Nova York, desenvolvendo habilidades na área da fotografia digital e nas técnicas de impressão fine art. Neste mesmo ano teve seus trabalhos selecionados para exposições permanentes de fotografia de rua em três cidades durante festivais dedicados a fotografia e a arte fotográfica, sendo eles, “X Festival de Fotografia Hercule Florence” (Campinas), “Interfoto Itu 2017” (Itu) e “3º BC Foto Festival” (Balneário Camboriú). Todas as obras foram impressas e instaladas no formato lambe-lambe e coladas em locais de grande circulação.

Em agosto de 2017 ingressou na Cia Tugudum, companhia artística de dança, música e teatro, como produtor cultural e fotógrafo de espetáculos e eventos. Em outubro de 2017, durante o II Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos) teve seu trabalho exposto, juntamente com outros fotógrafos, pelo coletivo Mídia Ninja, por meio de uma convocatória aberta. Em 2018 foi um dos trinta fotógrafos vencedores do prêmio “30 Perspectivas de Liberdade”, promovido pelo Instituto Liberdade (RS), por meio do qual terá seu trabalho publicado em duas obras literárias do tema e exposições coletivas itinerantes pelo Brasil. Foi assistente fotográfico durante no Workshop “A Cara do Ceasa” ministrado pelo fotógrafo Touché no Foto Ceasa 2018.

Em setembro de 2018 foi convidado para o “Desafio Analógico” pelos fotógrafos Ricardo Lima, Kamá Ribeiro e William Marques, projeto no qual resultou em uma exposição coletiva sobre o tema “Imagens do Amanhã”, realizadas com filme analógico preto e branco. No mesmo mês foi convidado pela artista visual e fotógrafa Ana Angélica Costa para compor a Casa de Eva, um espaço cultural coletivo em Barão Geraldo – Campinas, trabalhando como responsável pela comunicação em mídias sociais, fotógrafo de eventos e assistente em um laboratório analógico de fotografia preto e branco, onde trabalha atualmente.

No mês de dezembro de 2018 inaugurou sua primeira exposição individual com a série “Street People”, sobre fotografia de rua, no Alma Hostel em Campinas/SP, com curadoria do artista visual e grafiteiro Biel Siqueira. Em 2019, no mês de janeiro, foi convidado a participar do projeto “Em Diálogo” da fotógrafa Ana Angélica Costa e da performer Mariana Vilela, em que as artistas criam uma conexão entre a fotografia pinhole e a performance, no qual foi responsável pela documentação e produção de um vídeo. Durante o mês de fevereiro de 2019, inaugurou sua segunda exposição individual, com a série “Street People”, a convite do artista visual Matheus Hofstatter na galeria de arte Garagem 888 em Campinas/SP, com curadoria do fotógrafo Touché.

Em março de 2019 foi convidado também para a “Mostra Fotográfica Diverso/Diversão” (curadoria de Teresa Mas e Mário Braga), uma exposição coletiva de fotografia que inaugurou o Instituto Pavão Cultural, levando a esta mostra a série “Street People” e expondo ao lado de renomados fotógrafos como: Ana Angélica Costa (Campinas/SP), Durvile Cavalcanti (São Paulo/SP), Ivan Moretti(Piracicaba/SP) e Renato Araújo (Nova Iorque/NY).

O Instituto Pavão Cultural fica na rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, em Barão Geraldo, Campinas. A Mostra Diverso/Diversão está em cartaz de quarta a sexta-feira, das 13 às 20 horas, e aos sábados, das 11 às 17 horas. Informações: (19) 3397-0040 (atendimento das 10h às 18h)

Wheelie - Harlem, New York - Foto Hélio Carvalho

Wheelie – Harlem, New York – Foto Hélio Carvalho

Through -  Harlem, New York 2017 - Foto Hélio Carvalho

Through – Harlem, New York 2017 – Foto Hélio Carvalho

Sanfoneiro - São Paulo 2017 - Foto Hélio Carvalho

Sanfoneiro – São Paulo 2017 – Foto Hélio Carvalho

Running Child - Chinatown, New York 2017 - Foto Hélio Carvalho

Running Child – Chinatown, New York 2017 – Foto Hélio Carvalho

Railroad Worker - Santos 2017 - Foto Hélio Carvalho

Railroad Worker – Santos 2017 – Foto Hélio Carvalho

Mr.Tzu Deng - Chinatown, New York 2017 - Foto Hélio Carvalho

Mr.Tzu Deng – Chinatown, New York 2017 – Foto Hélio Carvalho

Homelless - Harlem, New York 2017 - Foto Hélio Carvalho

Homelless – Harlem, New York 2017 – Foto Hélio Carvalho

Garoto à Espera - Paraty, 2017 - Foto Hélio Carvalho

Garoto à Espera – Paraty, 2017 – Foto Hélio Carvalho

Filed Worker - Campinas 2018 - Foto Hélio Carvalho

Filed Worker – Campinas 2018 – Foto Hélio Carvalho

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta