Capa » Ecodesenvolvimento » Projetos de biodiversidade fazem ação conjunta histórica no Brasil
Projetos de biodiversidade fazem ação conjunta histórica no Brasil
No litoral brasileiro estão alguns dos principais projetos em proteção da biodiversidade no país (Foto Adriano Rosa)

Projetos de biodiversidade fazem ação conjunta histórica no Brasil

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado neste dia 22 de maio, quarta-feira. No Brasil, 14 projetos socioambientais de diversas regiões estão mobilizados numa ação coletiva de mídia histórica, pela conservação de biomas e espécies de fauna e flora presentes no país, algumas ameaçadas de extinção. A ação ocorre justamente quando é debatida, na comunidade científica e entre ambientalistas, a recente publicação de relatório da Plataforma Intercontinental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), advertindo que 1 milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção no planeta. A iniciativa conjunta também acontece no momento em que repercutem as medidas do governo federal, sinalizando cortes em verbas para pesquisas no país que tem a maior biodiversidade do mundo.

A ação #JuntosPelaBiodiversidade acontecerá nas mídias sociais dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.

Por meio de vídeos com pesquisadores, cada projeto lançará um convite para outro projeto falar sobre a importância da conservação das espécies no Dia Internacional da Biodiversidade. Os vídeos serão publicados a partir das 8h30. Os projetos engajados na ação #JuntosPelaBiodiversidade são patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Projeto Tamar tem a parceria mais antiga com a empresa, há 36 anos fortalecendo o trabalho de conservação na costa brasileira, contribuindo com o início da recuperação das populações de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Para Guy Marcovaldi, oceanógrafo fundador do Projeto Tamar, quanto mais gente souber e apoiar a conservação dos oceanos e das espécies, mais resultados poderá ter o esforço de tantos conservacionistas que trabalham incansavelmente para proteger e pesquisar o mar. “Há mais de 40 anos, quando o Tamar era apenas um embrião, não poderíamos sonhar que tantas pessoas se uniriam para proteger as tartarugas e todos esses bichos do mar. Neste dia internacional da biodiversidade, celebraremos os esforços daqueles que conseguem manter-se firmes na conservação marinha, graças ao apoio da Petrobras”, diz Marcovaldi.

O que é biodiversidade

O termo “Biodiversidade” é definido como um conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera. De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o nosso extenso país detém a maior biodiversidade do planeta.

O Brasil possui mais de 20% do número total de espécies da Terra. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados formados por diferentes biomas: Floresta Amazônica (maior floresta tropical úmida do mundo); Pantanal (maior planície inundável); Cerrado de savanas e bosques; Caatinga de florestas semiáridas; campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, a costa marinha é de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Estes biomas e ecossistemas abrigam as mais variadas espécies de flora e fauna, algumas ameaçadas de extinção, a exemplo das tartarugas marinhas, peixe-boi marinho, toninhas, albatroz, dentre outros.

O Projeto Tamar

O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Conheça os projetos socioambientais do Brasil:

- Projeto Tamar – www.tamar.org.br e facebook.comProjetoTamar

- Projeto Baleia Jubarte – www.baleiajubarte.org.br e faceboook.comProjetoBaleiaJubarte

- Projeto Albatroz – www.projetoalbatroz.org.br e facebook.compalbatroz

- Projeto Golfinho Rotador – www.golfinhorotador.org.br e facebook.comprojetogolfinhorotador

- Projeto Coral Vivo – www.coralvivo.org.br e facebook.comcoralvivo

- Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – www.vivaopeixeboimarinho.org e facebook.comvivaopeixeboi

- Projeto Mantas do Brasil – www.mantasdobrasil.org.br e facebook.commantasdobrasil

- Projeto Meros do Brasil – www.merosdobrasil.org e facebook.comprojetomerosdobrasil

- Projeto Toninhas – www.projetotoninhas.org.br e facebook.comprojetotoninhas

- Pinípedes do Sul – www.pinipedesdosul.com.br e facebook.compinipedesdosul

- Projeto Ilhas do Rio – www.ilhasdorio.org.br e facebook.comilhasdorio

- Associação MarBrasil- Rebimar – www.marbrasil.org/rebimar e facebook.commarbrasil

- Projeto Ponta de Pirangi – www.pontadepirangi.org.br e facebook.compontadepirangi

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.