Capa » Comportamento » O fino humor de Campinas em peso no PortoCartoon de 2019
O fino humor de Campinas em peso no PortoCartoon de 2019
Bob Dylan de Rosana Amorim no PortoCartoon

O fino humor de Campinas em peso no PortoCartoon de 2019

Cinco artistas de Campinas estão entre os selecionados para a edição de 2019 do PortoCartoon, um dos maiores e mais importantes festivais de humor gráfico do mundo. Os campineiros são Synnöve Hilkner (colunista da Agência Social de Notícias), Robinson José da Silva, Nale Simionatto, Rosana Amorim e Paula Brolezi Rochael. No total são 33 brasileiros selecionados, número apenas menor que o dos 72 iranianos. A lista com os selecionados foi divulgada neste sábado, 25 de maio.

“É uma grande honra ter sido selecionada”, diz Synnöve Hilkner, que já participou de outras edições do salão português. Ela lembra que o PortoCartoon, uma das principais referências internacionais no segmento, ao lado do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, é muito disputado e respeitado.

Bob Dylan de Synnöve Hilkner

Bob Dylan de Synnöve Hilkner

Os cartunistas enviam seus trabalhos até o final de janeiro, nota Synnöve, e logo depois é divulgada uma lista com os premiados nas categorias “tema”, que em 2019 foi “Línguas e Mundo”, e nas categorias “Caricatura”, que homenageia, neste ano, o navegante português “Fernão de Magalhães” e o cantor, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 2018, “Bob Dylan”.

“Nosso grupo de artistas reúne-se sempre às terças de tarde e conseguimos, desde setembro de 2018, que o professor de artes Paulo Branco, com anos de experiência, concordasse em nos orientar no Atelier que criei, o Espaço C9″, conta a artista plástica e cartunista.
Outro Bob Dylan de Synnöve Hilkner

Outro Bob Dylan de Synnöve Hilkner

Ela continua: “Trocas de ideias, muito brainstorming, bom humor e talento, foram os ingredientes para que cada artista, com sua visão individual, produzisse trabalhos, com a qualidade necessária para a seleção”.
Synnöve admite que a divulgação da lista com os selecionados é algo polêmico para os cartunistas. “É motivo de ansiedade, frustração e expectativa. É como se a organização do PortoCartoon só tivesse atenção para os cartunistas premiados e tratassem os demais selecionados apenas como isso, os demais, infelizmente”, protesta.
A lista oficial foi divulgada neste sábado, 25 de maio. Entretanto, a exposição em Matosinhos, Portugal, em homenagem a Bob Dylan, já está aberta há uma semana.”Enviei alguns e-mails para a organização, pedindo informações, mas não me responderam. Restou brincar de detetive, procurando os trabalhos nas fotografias publicadas por colegas presentes na exposição e mendigar informações onde pudessem estar”, continua a artista nascida na Finlândia e residente há muitos anos em Campinas.
“Foi assim que, no meio da semana passada, eu soube que nós todos tínhamos sido selecionados, com caricatura do grande Bob. Ainda nos resta saber em quais outras categorias podemos ter sido selecionados”, acrescenta.
Bob Dylan de Robinson José da Silva

Bob Dylan de Robinson José da Silva

Synnöve conclui admitindo que a relação com o salão é complexa,”pois quando temos o resultado, esquecemos da dor da dúvida anterior. Praticamente um parto, onde a alegria de receber a cria acaba com o sofrimento de pari-la”, arremata. Todos os trabalhos de Synnöve foram produzidos em aquarela e nanquim sobre papel.
Outro que já participou do evento, Robinson José da Silva também critica a forma como o PortoCartoon divulga os selecionados, mas se diz igualmente muito feliz e honrado com a sua escolha, no salão que já reconheceu o talento de grandes artistas gráficos do humor, como o premiado Dalcio Machado, de Campinas. Em 2016 Robinson enviou uma escultura-caricatura de Charles Chaplin, mas o artista apenas soube que foi selecionado mais de um ano depois, quando os humoristas gráficos de Campinas tiveram acesso ao catálogo da mostra.
Bob Dylan de Nale Simionatto

Bob Dylan de Nale Simionatto

Reações – Os outros artistas de Campinas e região que foram selecionados para o XXI PortoCartoon World Festival comentam a sua participação no evento que é uma das principais vitrines do desenho de humor em todo mundo. Nale Simionatto também participou na categoria “caricatura de Bob Dylan”. “Ter sido selecionada dentre centenas de renomados artistas internacionais me fez sentir privilegiada e muito feliz”, declara a artista plástica.

“Fico muito feliz e honrada por fazer parte de um salão internacional de humor de muito prestígio no mundo e poder representar os cartunistas brasileiros, em especial as mulheres”, destaca, por sua vez, Rosana Fávero de Amorim.

Bob Dylan de Paula Brolezi de Sousa

Bob Dylan de Paula Brolezi de Sousa

Fazendo sua estreia no PortoCartoon, Paula Brolezi de Sousa Rochael destaca: “A arte sempre foi para mim uma maneira de expressar conflitos e emoções. Ter a oportunidade de participar pela primeira vez de um dos mais importantes salões de humor do mundo, como é o PortoCartoon, ao lado de tantos artistas renomados que admiro está sendo uma experiência gratificante”.

A artista completa: “Poder ainda ver o êxito da expressão artística brasileira neste tipo de exposição torna esse momento ainda mais rico e animador”.

Em tempos nada alvissareiros para a cultura no Brasil, mais uma grande notícia para contrabalançar, com a participação de muitos brasileiros no PortoCartoon 2019, nos dias em que tem sido celebrado o Prêmio Camões de Literatura para Chico Buarque de Hollanda e dois prêmios históricos para o cinema nacional no Festival de Cannes.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta