Homenagem a Carlos Gomes teve Santos Dumont em Campinas
Monumento de Carlos Gomes, ícone cultural de Campinas e do Brasil (Foto José Pedro Martins)

Homenagem a Carlos Gomes teve Santos Dumont em Campinas

O dia 18 de setembro de 1903 é histórico para Campinas. É a data do encontro de dois ícones brasileiros, o maestro Antônio Carlos Gomes (1836-1896) e o inventor Alberto Santos Dumont (1873-1932), que têm suas biografias ligadas à cidade. Naquele dia, a convite de César Bierrenbach, Santos Dumont – que estava no Brasil para um tour intenso, pouco depois de grandes feitos em Paris – colocou a pedra fundamental do monumento-túmulo de Carlos Gomes.

Santos Dumont estava entusiasmado e comovido. Exatamente em um 18 de setembro, de 1898, ele fez a primeira tentativa de levantar o balão Santos Dumont n.1, que deu início à sua trajetória vencedora. Cinco anos depois estava em Campinas, onde tinha estudado, no Colégio Culto à Ciência. Desta vez, foi recebido como um herói nacional na estação central da Companhia Paulista, atual Estação Cultura. Desceu pela rua Treze de Maio, almoçou no palacete do barão Ataliba Nogueira e se dirigiu ao local onde seria construído o monumento a Carlos Gomes.

Depois de colocar a pedra fundamental, ainda participou de cerimônias no Club Campineiro e Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), cuja primeira manifestação pública foi justamente a saudação a Santos Dumont, em outubro de 1901. E encerrando a passagem por Campinas o Pai da Aviação visitou o Culto à Ciência.

O monumento-túmulo a Carlos Gomes foi confeccionado por Rodolfo Bernardelli (1852-1931), escultor nascido no México e naturalizado brasileiro, com importantes obras como estátuas que ornamentam o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Está localizado onde funcionou o primeiro prédio do Legislativo campineiro. Carlos Gomes está de frente à Basílica do Carmo, onde executou algumas de suas primeiras obras, ainda muito jovem, em Campinas, antes da carreira internacional. Os nomes de suas grandes obras, como “O Guarani” e “Tosca”, estão em destaque no monumento.

O dia 18 de setembro de 1903 é histórico para Campinas. É a data do encontro de dois ícones brasileiros, o maestro Antônio Carlos Gomes (1836-1896) e o inventor Alberto Santos Dumont (1873-1932), que têm suas biografias ligadas à cidade. Naquele dia, a convite de César Bierrenbach, Santos Dumont – que estava no Brasil para um tour intenso, pouco depois de grandes feitos em Paris – colocou a pedra fundamental do monumento-túmulo de Carlos Gomes. Santos Dumont estava entusiasmado e comovido. Exatamente em um 18 de setembro, de 1898, ele fez a primeira tentativa de levantar o balão Santos Dumont n.1, que deu…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>