O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promove, entre os dias 12 e 13 de agosto, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Campinas. O evento, que será transmitido no YouTube do Conselho Municipal de Assistência Social, tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas e da Fundação Feac. Serão debatidas políticas públicas para o setor
“Política pública se faz com união e o propósito da conferência é justamente para discutir, para construir juntos, caminhos e alternativas e assim promovermos direitos e melhorias nas condições de vida para os mais vulneráveis socialmente”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Há cinco reuniões preparatórias para a conferência, todas no formato de Live no YouTube (https://cmas.campinas.br/
A segunda será nesta terça-feira, dia 3, sobre o tema “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.
No dia seguinte haverá o tema “Controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”. Quinta-feira será “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.
Encerrando o ciclo, na sexta-feira, dia 6, o tema será “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”. Mais informações podem ser obtidas no site do Conselho: https://cmas.campinas.br/.
O Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão colegiado do sistema descentralizado e participativo de assistência social no Município, com caráter deliberativo, permanente, normativo, fiscalizador e consultivo.
O Conselho Municipal de Assistência Social é um colegiado composto por 18 conselheiros titulares e 18 conselheiros suplentes, com mandato de 03 anos, nomeados pelo Prefeito Municipal e vinculado estruturalmente à Secretaria Municipal de Assistência Social. Metade dos conselheiros representa o poder público e a outra metade a sociedade civil: entidades e organizações, usuários e trabalhadores da Assistência Social.