AGÊNCIA SOCIAL RECOMENDA: Aureluce Santos no SESC-Campinas dia 11
Aureluce Santos: herdeira e protetora do samba em Campinas (Foto Divulgação/ SESC Campinas)

AGÊNCIA SOCIAL RECOMENDA: Aureluce Santos no SESC-Campinas dia 11

O samba vive um momento vigoroso em Campinas e uma de suas divas, Aureluce Santos, se apresenta neste domingo, 11 de janeiro, no Galpão Multiuso do SESC-Campinas. Ela encerra a roda de samba que começa às 16 horas, com entrada grátis. No repertório, clássicos do samba, na voz poderosa de Aureluce, que estará acompanhada de seu grupo.

Aureluce é uma legítima herdeira e protetora do rico legado cultural do samba em Campinas, com uma trajetória que coincide com uma espécie de renascimento do gênero a partir de 1985, com o início da redemocratização do país. A cantora é um dos frutos do projeto de revitalização do samba em Campinas, o Revivendo o Samba, que levou milhares ao Centro Cultural Evolução e ao Tonico´s. De iniciativa do Quarteto de Cordas Vocais, o Revivendo o Samba foi o portal para a emergência de grandes nomes atuais do samba campineiro, como a própria Aureluce.

Ela sempre gostou de cantar, mas começou a pensar em abraçar profissionalmente o talento quando se aposentou como funcionária da Unicamp. “Comecei com algumas canjas e vi que as pessoas gostavam, que elas se emocionavam. Isso me marcou muito e me animou a continuar”, conta Aureluce. Ela diz gostar “da velha guarda, Cartola, Noel, que são muito bons e mexem com o povo”.

Em 2002 Aureluce estava integrada ao Núcleo de Sambistas e Compositores do Cupinzeiro e, em 2004, ao Grupo Chega de Demanda. Depois ela passou a ser acompanhada pelo próprio grupo. No SESC Campinas ela será acompanhada por Marcelo Silva, no violão 7 cordas; Jean Santana, no cavaquinho; Jefferson Prado, no pandeiro, percussão e vocal; Adilson Café, no surdo, percussão e vocal; e Eduardo Furtado, no sax e flauta. A apresentação terá 75 minutos. Tempo para uma grande imersão no universo do samba, a bordo da voz poderosa de Aureluce Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>