Capa » Cidadania » Projeto ‘Como Nasce Um Livro’ tem aula de ilustração digital hoje, na Academia Campinense de Letras
Projeto ‘Como Nasce Um Livro’ tem aula de ilustração digital hoje, na Academia Campinense de Letras
Suzana Montauriol diverte os alunos com sua atuação, na primeira etapa do projeto (Foto Divulgação)

Projeto ‘Como Nasce Um Livro’ tem aula de ilustração digital hoje, na Academia Campinense de Letras

Será nesta terça-feira, dia 29 de agosto, das 19h15 às 21h15, a aula de ilustração digital que integra o Projeto “Como nasce um livro”. Participarão da aula presencial, na Academia Campinense de Letras, 130 alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Campinas. A aula será ministrada pela Pandora Escola de Arte. 

Um conjunto de 2600 alunos da rede municipal de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Campinas é o público que está sendo beneficiado pelo projeto de incentivo à leitura “Como nasce um livro”. Desenvolvida desde 2005 pela Editora Adonis, de Americana, e promovida pela primeira vez em Campinas, a iniciativa busca proporcionar aos estudantes a vivência do processo de produção de uma obra literária, desde a concepção até a ilustração, edição e impressão da publicação, e desse modo contribuir para a formação de leitores críticos, bem como despertar novos escritores entre os participantes.

Apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto é uma realização da Editora Adonis, com patrocínio da empresa Cartonifício Valinhos, a produção executiva da Track Comunicação e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e da Academia Campinense de Letras.

      Aberto no dia 11 de abril, o “Como nasce um livro” está sendo executado em diferentes fases, ao longo de 2023. A primeira etapa contemplou a realização de 20 encontros presenciais, na Academia Campinense de Letras, com a participação de alunos da EJA em cada evento, representando escolas de diferentes regiões de Campinas.

       Nesses encontros, os estudantes de EJA puderam interagir com profissionais do setor literário, como a contadora de histórias Suzana Montauriol e a escritora Margareth Brandini Park. A artista plástica Marilia Cotomacci, ilustradora de livros, também participou, por meio de um vídeo em que apresenta as fases de seu trabalho, desde o primeiro contato com o texto a ser ilustrado, até o planejamento do caminho artístico a ser percorrido. 

A Academia Campinense de Letras, localizada na rua Marechal Deodoro, 525, centro de Campinas, onde o projeto vem sendo desenvolvido, é um dos espaços que representam a produção literária da cidade.

     Durante os encontros, todos os alunos receberam exemplares da publicação “Como nasce um livro – registro de memórias/histórias”, contendo páginas em branco, para incentivá-los a escrever suas próprias histórias e participar da seleção das 100 obras que farão parte do livro “Letra Viva – edição especial”.

    Agora será promovida a aula de ilustração, para 130 estudantes que participaram da primeira fase de atividades. O encerramento do projeto está previsto para novembro, com o lançamento do “Letra Viva – edição especial”.

       Sobre o projeto

    O “Como nasce um livro” é um projeto de incentivo à leitura e à escrita que, desde 2005 já alcançou mais de 100 mil crianças da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e outras cidades, por meio da distribuição de mais de 1,5 milhões de livros.

 

SERVIÇO:

Como nasce um livro

Apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Patrocínio: Cartonifício Valinhos

Realização: Editora Adonis

Produção executiva: Track Comunicação

Local: Academia Campinense de Letras (R. Marechal Deodoro, 525 – Campinas – SP)

Quando: Aula de ilustração digital no dia 29 de agosto, das 19h15 às 21h15

Apoio: Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Academia Campinense de Letras

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.