Região de Piracicaba lidera perdas de empregos na indústria em 2014
Piracicaba teve perda de 16,54% do emprego industrial em 2014 segundo o CIESP-FIESP (Foto José Pedro Martins)

Região de Piracicaba lidera perdas de empregos na indústria em 2014

A região de Piracicaba liderou o ranking de perdas de empregos na indústria em 2014, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 15 de janeiro, pelo Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP e FIESP). De acordo com as organizações, o estado perdeu 128,5 mil vagas na indústria no ano passado.

Piracicaba perdeu 16,54% do emprego industrial no ano, segundo o levantamento, por influência de demissões nas áreas de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-36,%) e de máquinas e equipamentos (-14,23%). Curiosamente, a região vizinha, de Santa Bárbara D´Oeste, foi a única com contratações, contabilizando alta de 6,6% em sua indústria, com o fomento das contratações pelo setor de produtos têxteis (3,36%).

Segundo o CIESP-FIESP, a indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias foi a que mais demitiu em 2014: foram 23.180 funcionários desligados. Em segundo lugar ficou o setor de máquinas e equipamentos, com 22.049 postos de trabalho fechados no ano.

“A partir da metade do ano [passado] já começávamos a ver esse panorama para 2014. Entramos em 2015 com a indústria muito fragilizada e não vemos a menor possibilidade de 2015 ser um ano de recuperação como 2010 foi para 2009”, comentou Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, segundo a Agência Indusnet/Fiesp.

Um registro especialmente inquietante, segundo o levantamento, foram as 13.681 demissões no setor sucroalcooleiro, o equivalente a uma perda de 8,5% durante o período. Foi a mais expressiva perda de empregos no segmento desde o início do monitoramento pelo CIESP-FIESP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>