Capa » Uncategorized » Viracopos é o aeroporto melhor avaliado do Brasil pelos passageiros
Viracopos é o aeroporto melhor avaliado do Brasil pelos passageiros
Viracopos continua sendo termômetro fundamental para a economia de Campinas e região (Foto Adriano Rosa)

Viracopos é o aeroporto melhor avaliado do Brasil pelos passageiros

Foram 12.992 passageiros ouvidos, de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos que somam 95% da movimentação aérea no país. Com este universo de amostragem, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi o melhor avaliado do Brasil, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 29 de janeiro, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A pesquisa foi feita entre outubro e dezembro de 2014, pela Praxian – Business & Marketing.

Esta é a quinta pesquisa de satisfação promovida pela SAC. Foram avaliados 48 quesitos e o resultado apontou Viracopos, com nota 4,29 (o máximo era 5), como aeroporto brasileiro melhor avaliado, seguido de Recife, em Pernambuco (nota 4,28), e Curitiba, no Paraná (4,27).

Eficiência dos funcionários do check-in (nota média de 4,86), cordialidade (4,84) e o tempo de fila na emigração (4,82) e no guichê (4,49) foram os quesitos que mais pesaram para a liderança de Viracopos.

O “custo do estacionamento”, com nota 2,54, foi o quesito com menor avaliação de Viracopos. Os outros quesitos menos avaliados foram “valor dos produtos de lanchonetes/restaurantes” (nota 2,58), “valor dos produtos comerciais” (3,02) e “transporte público” e “disponibilidade de tomadas” (nota 3,40 para cada item). Com pequenas alterações, estes foram os quesitos de menor avaliação na maioria dos aeroportos pesquisados, ao lado da qualidade da internet disponibilizada.

Segundo a Secretaria da Aviação Civil, a nota média de Viracopos tem melhorado nas últimas três pesquisas, depois de uma queda inicial. As notas foram 4,39 (quarto trimestre de 2013), 4,01 (primeiro trimestre de 2014), 3,73 (segundo de 2014), 4,17 (terceiro de 2014) e, agora, 4,29.

De modo geral, 74% dos passageiros avaliaram os aeroportos como bons ou muito bons segundo a SAC e 66% dos pesquisados estavam em voo doméstico. Ainda de acordo com a pesquisa, 63% dos passageiros utilizam o táxi para chegar e sair do aeroporto e 65% dos passageiros viajam a lazer. Entre o universo pesquisado, 34% dos passageiros abordados têm entre 26 e 35 anos e 43% dos entrevistados têm o ensino superior completo.

Os aeroportos de Brasília, Galeão, Congonhas e Guarulhos têm mais de 15 milhões de passageiros por ano. Já os aeroportos de Campinas, Confins, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont e Salvador têm entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros por ano.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta