Capa » Fotos » Arreuní leva violeiros e cantadores para Praça do Coco e Concha Acústica
Arreuní leva violeiros e cantadores para Praça do Coco e Concha Acústica
João Bá reúne amigos na Praça do Coco no sábado (Foto Adriano Rosa)

Arreuní leva violeiros e cantadores para Praça do Coco e Concha Acústica

Violeiros e cantadores da música regional brasileira estarão juntos em mais uma edição do Arreuní nos dias 23 e 24 de maio em Campinas. No sábado, a partir das 11 horas, o cantador João Bá recebe amigos e parceiros na Praça do Coco, em Barão Geraldo, e no domingo, às 17 horas, João Arruda reúne convidados na Concha Acústica do Taquaral.

Poeta, ator, cantor e compositor, João Bá juntará na mesma roda no dia 23, na Praça do Coco, convidados como Levi Ramiro, Nanah Correia, Katya Teixeira, Danilo Bá, Galba, Esther Alves, Yandara Pimentel e Adriel Job, além do cantor e compositor João Arruda. No domingo, dia 24, a edição especial do Arreuní terá João Arruda recebendo na Concha Acústica do Taquaral Levi Ramiro, Consuelo de Paula e Katya Teixeira.

Artistas – Natural de Crisópolis (BA), João Bá é autor de mais de duzentas músicas, muitas gravadas por expoentes como Almir Sater, Diana Pequeno, Marlui Miranda, Hermeto Paschoal, e Dércio Marques. Já octogenário, parece que ainda tem um menino dentro dele. A lida com a enxada e as dificuldades da infância pobre não impediram que aos 12 anos ele começasse a compor e a cantar, sempre reverenciando e inspirando-se na natureza que o rodeava, tema recorrente até os dias de hoje em suas canções.

Músico, violeiro e produtor fonográfico, João Arruda é comprometido com a valorização e recriação de temas, canções e projetos da cultura popular brasileira. Com vários CDs próprios ou atuando como artista convidado, participou de mostras, festivais e programas de rádio e TV. Com o grupo de Pífanos Flautins Matuá integrou o projeto Samarro’s Brazil  realizando shows na França e na Itália.

Katya Teixeira é cantora, compositora, multi-instrumentista e pesquisadora musical. Em mais de vinte anos de carreira já produziu os álbuns autorais Katxerê, Lira do Povo, Feito de Cordas e Cantigas; em parceria com Luiz Salgado (MG) lançou 2 Mares em 2014, indicado para o Prêmio da Música Brasileira. Ainda em 2014 recebeu a estatueta do Prêmio Brasil Criativo em reconhecimento à importância do Dandô Circuito Dércio Marques de Música, do qual é idealizadora e que promove a circulação de música de qualidade por todo o país.

Consuelo de Paula (Pratápolis/MG) é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical de seus próprios trabalhos. Samba, Seresta e Baião (1998); Tambor e Flor (2002); Dança das Rosas (2004); Patchwork (2008, lançado no Japão); Casa (2013); e o Tempo e o Branco (2015), além do DVD Negra, fazem parte da discografia de Consuelo. Com a antropóloga Lúcia Arrais Morales assina o livro A Poesia dos Descuidos (2011). Consuelo de Paula participava ainda pequena de festas folclóricas (Congadas e Folia de Reis) em sua cidade natal.

Natural de Uru, no interior Paulista, hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão Levi Ramiro iniciou a carreira tocando violão popular e adotou a viola como principal instrumento em 1995. É autor de Maracanãs (1997); Viola de todos os cantos (2001); Mais uma saudade (2005); Nosso quintal (2008); Trilha dos Coroados (2009); Prosa na base do ponteio (2013), Capiau (2014) e Remanso (2015), fora as inúmeras participações em trabalhos de vários amigos de estrada.

Levi Ramiro: o artesão de sons e instrumentos musicais é convidado no sábado e domingo em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Levi Ramiro: o artesão de sons e instrumentos musicais é convidado no sábado e domingo em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>