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Jornalistas apontam desafios para qualificar a cobertura da imprensa sobre educação
Jornalistas, educadores e outros profissionais reunidos no auditório da FEAC (Foto Valéria Abras/Divulgação)

Jornalistas apontam desafios para qualificar a cobertura da imprensa sobre educação

Desafios para a qualificação da cobertura da imprensa brasileira sobre Educação foram apontados por jornalistas em evento na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro, no último dia da 6ª Semana da Educação de Campinas. O evento “O papel da mídia nos desafios da Educação” foi realizado no auditório da Fundação FEAC.

A 6ª Semana da Educação de Campinas foi uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). Desde a segunda-feira, 9 de novembro, foram 15 eventos, para diferentes públicos, em diversos espaços, em torno da bandeira Valorização da Escola. Todos os eventos contaram com intérprete de Libras.

Educação na pauta – Para os jornalistas presentes no debate, a imprensa brasileira tem dado maior destaque para as questões educacionais, mas ainda são múltiplos os desafios para aprimorar a cobertura sobre o tema. Mediador do debate, o jornalista José Pedro Martins, consultor do CCE e editor da Agência Social de Notícias, entende que as lacunas existentes na cobertura jornalística sobre a temática derivam, entre outros fatores, do fato de que a Educação ainda não é considerada efetivamente como um direito pela sociedade brasileira.

A jornalista Inaê Miranda, representando o jornal “Correio Popular”, sinalizou que a imprensa pode abrir mais espaços para a área da Educação, no sentido de não ficar dependente somente dos números que constam em estudos e indicadores oficiais sobre o setor.

Como exemplo de que é possível aprofundar a cobertura da imprensa sobre Educação, foi citada a polêmica em torno da reorganização do sistema escolar do estado de São Paulo. O jornalista Michael Bonissoni, da TV Câmara de Campinas, disse que a falta de uma cobertura mais ampla e detalhada contribuiu para que houvesse uma “partidarização” do debate em torno da reorganização do sistema escolar, deixando os propósitos da medida em segundo plano.

Os jornalistas também discutiram o papel do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) e a visão da imprensa sobre o movimento coordenado pela Fundação FEAC. Lembrando que a mídia não é monolítica e nem neutra, a jornalista Adriana Menezes, editora da Agência Social de Notícias, defendeu que houvesse “maior proatividade”, pela intensificação de ações que levassem a um maior interesse e mobilização da imprensa sobre o CCE e seus objetivos.

Também como sugestão para maior visibilidade das ações do CCE, o jornalista DJota Carvalho, diretor de comunicação da TV Câmara, defendeu o estabelecimento de parcerias entre o Compromisso e órgãos de comunicação, de modo que sejam abertos novos espaços de divulgação de seus princípios e atividades.

O jornalista e professor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Fabiano Ormaneze, atuou como comentarista do debate. Ele sugeriu a realização de oficinas de capacitação de professores e outros membros da comunidade escolar, visando um melhor contato com a imprensa, e também uma atenção maior para o potencial das redes sociais para a divulgação de temas educacionais.

Por sua vez, o jornalista Paulo César Nascimento observou que as grandes universidades, como a própria Unicamp, exercem um trabalho permanente de divulgação de seus estudos e pesquisas. Ele entende que trabalho semelhante, por parte de instituições de outros níveis de ensino, poderia resultar em incremento de pautas para a cobertura cotidiana da imprensa sobre Educação. A participação de educadores e pessoas interessadas na educação enriqueceu o debate e trouxe diferentes pontos de vista sobre o assunto tratado.

Último evento da Semana – Na tarde desta sexta-feira, 13 de novembro, aconteceu o último evento da 6ª Semana da Educação de Campinas. A Escola Estadual Orlando Signorelli, localizada na Região dos DICs, recebeu o evento “Valorizar a escola é valorizar a sociedade”, com a participação de André Gravatá, que incentivou e criou uma reflexão sobre os jovens como sujeitos de valorização da escola. Os grêmios escolares e jovens engajados com a educação pública presentes compartilharam suas experiências educacionais. Também participaram ex-alunos da Escola Estadual Professor Alves Cruz, que protagonizaram um movimento para evitar o fechamento da unidade escolar, localizada na capital paulista. O Grupo Pererê, por sua vez, foi responsável por intervenções artísticas no evento. Houve outras atrações culturais, fechando oficialmente a 6ª Semana da Educação de Campinas.

Tarde do dia 12 de novembro – A 6ª Semana da Educação foi até a EE Artur Segurado na tarde desta quinta-feira, dia 12 de novembro, e transformou a Sala de Artes da escola em um espaço de debate com educadores sobre os conflitos cotidianos que ocorrem no ambiente escolar.  A professora de psicologia da aprendizagem, Adriana Ramos, esteve à frente do evento que teve uma ampla participação dos presentes.

Entre os assuntos discutidos, foram abordadas as relações interpessoais, valores morais e regras. “É preciso que a escola seja um ambiente de confiança para que os valores sejam fortalecidos. Nesse sentido, as regras também são essenciais, pois elas servem para regular a convivência”, explicou Adriana Ramos.

O 12º evento da Semana da Educação teve a participação do Projeto FEAC na Escola (FNE), que durante todo o ano de 2015 promoveu encontros de formação voltados aos educadores das escolas participantes do FNE. Com a presença de vários representantes das escolas parceiras do Projeto, mas também um grande número de participantes de outras unidades escolares, o encontro também serviu para concluir as reflexões provocadas durantes os encontros de formação que foram realizados na FEAC de maio a outubro, com a apresentação de casos reais de conflitos nas escolas, que foram debatidos com todos os presentes.

Outro evento na tarde desta quinta-feira, 12 de novembro, foi a oficina para educadores “A importância do papel de professor na vida do aluno”. O psicoterapeuta e psicodramatista Luiz Contro destacou como o psicodrama pode ser uma importante ferramenta pedagógica, a ser utilizada por professores em sala de aula. Ele lembrou que é necessária uma capacitação do educador para o uso apropriado do psicodrama.

Concurso Cultural Minha Família na Escola – Na noite de 12 de novembro, o  Vert Eventos, no distrito de Sousas, sediou a cerimônia de premiação da sexta edição do Concurso Cultural de Redação “Minha Família na Escola”, uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação.

O evento para convidados teve a contadora de histórias e escritora Kiara Terra como mestre de cerimônia. Na oportunidade, foi lançada a coletânea com as 18 redações premiadas, ilustrada pelo artista plástico Rogério Pedro. Os estudantes autores deram os seus autógrafos aos convidados presentes.

Compromisso Campinas pela Educação – O Compromisso Campinas pela Educação foi lançado em 2007, sob liderança da Fundação FEAC, com o propósito de mobilizar a sociedade civil a fim de chamar a atenção para a causa e o tema Educação, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates acerca da qualificação da educação, especialmente na cidade de Campinas (SP).

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

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