Capa » Cidadania » Região de Campinas terá ação intermunicipal para combater dengue, zika e chikungunya
Região de Campinas terá ação intermunicipal para combater dengue, zika e chikungunya
Região de Campinas foi área crítica de epidemia de dengue em 2014 e 2015 e é estratégica para combater zika vírus (Foto Adriano Rosa)

Região de Campinas terá ação intermunicipal para combater dengue, zika e chikungunya

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) terá uma ação intermunicipal para combater a dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As linhas gerais do Plano Intersetorial, como está sendo chamado, serão aprovadas na segunda-feira, dia 14 de dezembro, na última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC, presidido pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O uso do Exército nas ações preventivas não está descartado.

Em 2014 e 2015 Campinas foi o município com maior número de casos de dengue no Brasil (em 2015, junto com Goiânia), coincidindo com forte epidemia da doença em vários estados. Já são mais de 1,5 milhão de casos registrados em todo país, sendo 975 mil casos na Região Sudeste, a mais atingida, segundo dados do Ministério da Saúde. São Paulo teve 711 mil casos registrados no ano até o momento, embora o governo paulista tenha sempre negado a existência de epidemia no estado.

Neste ano também emergiu a presença no país da febre chikungunya, igualmente transmitida pelo Aedes aegypti. Foram 6.724 casos registrados até o momento pelo Ministério da Saúde, segundo o Boletim Epidemiológico da Semana No final do ano, também cresceu a preocupação com o avanço de casos de zika, transmitida pelo mesmo mosquito e que tem sido apontada como provável origem de casos de microcefalia.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Um comentário

  1. Boa tarde.

    Onde posso me inscrever ou participar para ser voluntario contra dengue, zika etc?

Deixe uma resposta