Capa » Campinas 250 anos » Rio Piracicaba continua sob risco de transbordamento: segurança hídrica em xeque
Rio Piracicaba continua sob risco de transbordamento: segurança hídrica em xeque
Em janeiro de 2016, na altura do Mirante, um espetáculo, embora perigoso (Foto Adriano Rosa)

Rio Piracicaba continua sob risco de transbordamento: segurança hídrica em xeque

O rio Piracicaba continua sob risco de transbordamento após as fortes chuvas dos últimos dias. Na manhã deste sábado, 12 de março, o nível do rio superou os 4,4 metros. Às 14h10, a vazão era de 518 metros cúbicos, ou 518 mil litros, de água por segundo, mais de três vezes a média histórica, de 167,54 metros cúbicos por segundo.

O rio Piracicaba já atingia mais de 4 metros na altura da ponte pênsil na noite de ontem, e chegando a 4,70 metros é forte a possibilidade de extravasamento. Em Artemis, no mesmo horário, a vazão do rio Atibaia era de 500 metros cúbicos por segundo. Às 14h10 deste sábado, era de 582 m3/s.

No último dia 15 de janeiro a vazão do Piracicaba chegou a 800 m3/s, 40 vezes a vazão de um ano atrás, como informou a Agência Social de Notícias (ver aqui). O perigo representado pela elevação da vazão e transbordamentos reforça a necessidade de melhor preparação de Piracicaba e outras cidades para eventos climáticos extremos, que tendem a se multiplicar. É uma demanda da segurança hídrica, que não se limita ao enfrentamento de situações de estiagem, mas também em termos opostos, de excesso de água.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta