Capa » Cidadania » Campinas reafirma vocação solidária, em ato global pelo voluntariado
Campinas reafirma vocação solidária, em ato global pelo voluntariado

Campinas reafirma vocação solidária, em ato global pelo voluntariado

Com a participação inédita no evento global Dia das Boas Ações, Campinas reafirmou neste domingo, 10 de abril, sua vocação solidária. O ato na Lagoa do Taquaral, que celebrou o poder transformador do voluntariado, reuniu dezenas de organizações e foi coordenado por uma, a Phomenta, que tem cerca de um ano de atuação na cidade, o que ratifica o potencial local para as ações sociais.

Atividade de Yoga, promovida pela Fundação Eufraten (Foto José Pedro Martins)

Atividade de Yoga, promovida pela Fundação Eufraten (Foto José Pedro Martins)

O evento reuniu várias entidades com forte e histórica ação social em Campinas, como Casa da Criança Paralítica, Cidade dos Meninos, SOS Ação Mulher e Família, Associação Evangélica Assistencial, Vicentinos, Núcleo de Ação Social e Sociedade Humana Despertar.

As organizações estavam alinhadas em um espaço próximo ao Ginásio do Taquaral. Ao lado foi montado um festival de Food Trucks Solidário. Durante todo o dia houve intensa programação cultural e esportiva.

Era o momento para a divulgação de causas e projetos. A  Fundação Eufraten, que ofereceu uma oficina de Yoga no palco do evento, divulgava suas ações centradas na pedagogia do autoconhecimento, como destacou o voluntário Tiago de Carvalho. A Associação Anhumas Quero Quero, que atua em áreas de famílias de alta vulnerabilidade social, expunha seus trabalhos de artesanato e outros produtos. A Fundação Educar, de importante contribuição para o voluntariado em Campinas e no Brasil, montou um Pomar de Livros. “Uma forma de incentivar a leitura”, disse Simone Santos, acrescentando que a Fundação Educar também levou um jogo de educação no trânsito.

Área de piquenique, montada pelo Projeto LIA (Foto José Pedro Martins)

Área de piquenique, montada pelo Projeto LIA (Foto José Pedro Martins)

Também chamou a atenção a participação de organizações muito recentes, como a própria Phomenta, com novas propostas e modalidades de atuação, em sintonia com a velocidade e complexidade dos tempos atuais, que demandam dinâmicas inovadoras, inclusive como forma de atração de novos públicos.

É o caso da ONG Sonhar Acordado, nascida de uma iniciativa de jovens de Monterrey, no México, em 1998, e que está em Campinas desde 2006.  A ONG visa justamente estimular o voluntariado entre jovens, para atuar junto a organizações e projetos sociais. Em Campinas já são 600 voluntários inscritos, segundo a diretora de Comunicação Francieli Silva, que é publicitária.

” Acredito que através do voluntariado é possível fazer um mundo melhor “, disse a diretora Gabriela Reginato, sobre sua própria motivação para atuar na ONG, onde está há sete anos. No evento no Taquaral, os jovens da Sonhar Acordado distribuiram um folder com dicas sobre como ” compartilhar gentilezas” em cenários urbanos cada vez mais densos e tensos.

Jovens da ONG Sonhar Acordado, que já conta com 600 voluntários (Foto José Pedro Martins)

Jovens da ONG Sonhar Acordado, que já conta com 600 voluntários (Foto José Pedro Martins)

Por sua vez, o Projeto LIA -Lazer, Inclusão e Acessibilidade montou no espaço do evento uma área de piquenique. “Muitos projetos de Inclusão trabalham com os setores de educação, de trabalho e saúde. Nosso foco é o acesso ao lazer”, explicou Marina Barone Dantas, diretora em Campinas do projeto iniciado em Curitiba.

” O voluntariado é a alma da Inclusão”, disse Emmanuelle Alkmin, secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, sintetizando a importância do Dia das Boas Ações para o panorama social em geral e para a inclusão em particular.

Especialmente satisfeita com o sucesso da iniciativa estava Izadora Mattiello, fundadora da Phomenta, organizadora do evento. A jovem bióloga explicou que o propósito era o de promover o voluntariado e a filantropia, apresentando o trabalho social de entidades e projetos de Campinas que contam com o trabalho voluntário. Esta foi a primeira vez do Dia das Boas Ações no Brasil.

Em um momento de crise ética e moral, o evento em Campinas mostrou que há novos caminhos a serem percorridos. Organizações e projetos, muitos deles bem jovens, saem do discurso e colocam em prática os roteiros para um mundo melhor. (Por José Pedro Martins)

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta