quarta-feira , 20 setembro 2017
“SIMPLESMENTE SIMPLIO”: LIVRO INFANTIL ALIA HUMOR, CIDADANIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Uma das cenas de "Simplesmente Simplio", que tem ilustração assinada por Rafael Marques

“SIMPLESMENTE SIMPLIO”: LIVRO INFANTIL ALIA HUMOR, CIDADANIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Um livro infantil paradidático que alia bom humor, quebra de tabus, valorização da diversidade e inclusão, prática da cidadania e respeito ao meio ambiente. Assim é “Simplesmente Simplio”, que a escritora e jornalista Maria do Rosário Lino acaba de lançar pela Editora Arte Escrita, de Campinas.

Dedicado a pequenos leitores a partir dos oito anos de idade, o livro conta a história de Simplio, um menino caipira que esbanja simpatia e amor à vida e tece uma rede de relações de pura e efetiva amizade, especialmente aquela que constrói com Florêncio. Pertencentes a mundos sociais diferentes, os dois garotos se aproximam como um sinal da possibilidade de transformação de valores e paradigmas, quando o amor prevalece.

Em meio a uma trama que encanta e comove, a dupla encontra pela frente situações em que é fundamental a superação de conceitos e preconceitos. A inclusão de crianças especiais na educação formal, o uso de ferramentas como a equoterapia, a primeira viagem coletiva à praia para descobertas de novos horizontes – estes são alguns episódios que o livro mostra, com textos e ilustrações para colorir concebidas para os pequenos leitores. As ilustrações são assinadas por Rafael Marques.

“Simplesmente Simplio” pode ser lido e trabalhado de várias maneiras, em casa, na sala de aula ou em qualquer outro ambiente educativo. Estão presentes cinco dos seis Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.

Além disso, ao final do livro a autora incluiu várias sugestões de pesquisa extra-classe, de modo a estimular a construção própria do conhecimento pela criança. E Maria do Rosário Lino ainda apresenta uma série de datas especiais, em todos os meses do ano, que podem ser trabalhadas na escola ou em outro ambiente educacional a partir do livro.

A proposta, segundo a autora, foi a de relatar uma história que pode acontecer com muitas crianças brasileiras, de modo a propiciar o desenvolvimento integral e autônomo, mas de forma lúdica, engraçada, em coerência com os quatro pilares da educação para o século 21, apresentados pela UNESCO: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

O livro foi dedicado a três grandes nomes da medicina mundial, com significado especial para o Brasil: Albert Sabin, o descobridor da gotinha contra a poliomielite; Zilda Arns, que levou a Pastoral da Criança para vários países; e Cássio Raposo do Amaral, fundador em Campinas da Sobrapar, instituição dedicada a cirurgias reparadoras do rosto e craniofaciais.

São personalidades que contribuíram para devolver o sorriso e a viabilidade de novos projetos de vida para milhões de crianças em diversos países. O sorriso que Maria do Rosário Lino espera possibilitar com a leitura de “Simplesmente Simplio”.

Maria do Rosário Lino é jornalista e escritora, autora de mais de 20 livros infantis e de poesia.

 

Capa do novo livro de Maria do Rosário Lino

Capa do novo livro de Maria do Rosário Lino

Serviço:

Lançamento do livro infantil “Simplesmente Simplio” (Editora Arte Escrita, Campinas, 2016)

À venda e encomendas na Banca SuperPlá, no Centro de Convivência Cultural, esquina das ruas General Osório e São Pedro, ou pelo email rosariolino@bol.com.br 

Preço: R$ 40,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>