O Curso de Relações Públicas da Metrocamp, em Campinas, resolveu comemorar de uma forma diferente o centenário da profissão. No último dia 29 de novembro, sábado, a organização educacional promoveu uma ação de cidadania batizada de “100 anos de Relações Públicas, 100 novas árvores”, em parceria com duas reconhecidas Organizações Não Governamentais com forte atuação socioambiental em Campinas: o Serviço de Saúde Dr. “Cândido Ferreira” – SSCF – que promove reabilitação psicossocial, a inclusão social e o resgate do direito pleno à cidadania dos portadores de transtornos mentais, e a Jaguatibaia – Associação de Proteção Ambiental.
Os participantes foram recebidos por um café da manha preparado na oficina de culinária do Cândido Ferreira pelos próprios pacientes .Após uma apresentação sobre a instituição e o trabalho desenvolvido no tratamento psiquiátrico no pacientes, de forma inovadora, e os projetos de inclusão social, os alunos da Metrocamp participaram de discussão sobre os desafios para o Terceiro Setor e a importância da Comunicação na divulgação e promoção de causas sociais.
Na sequência, os alunos se dirigiram ao local do plantio, onde receberam informações sobre a importância da Área de Preservação Ambiental de Campinas (APA) e a necessidade de recuperar áreas degradadas. As mudas, identificadas por espécie, foram entregues ao grupo que iniciou o plantio das 100 mudas pelos 100 anos de Relações Públicas.
O evento foi encerrado com uma roda de conversa com uma renomada profissional de Relações Públicas, Monica Bachiega, que tratou sobre o presente e o futuro da área. “Comemorar 100 anos de Relações Públicas no Brasil em uma ação de cidadania, que estimula o diálogo, respeito à diversidade e conhecimento de novas realidades não poderia ser mais adequado e coerente, já que a área visa, justamente, construir relacionamentos estratégicos, com base na confiança, no respeito, na transparência, no diálogo e na responsabilidade, o que demanda o fortalecimento de seus profissionais como cidadãos comprometidos com as demandas da sociedade, fazendo jus aos preceitos da categoria”, afirma a Metrocamp.
História – 30 de janeiro de 1914. Este é o marco da introdução das relações públicas no Brasil, por ser a data em que a empresa de energia canadense The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (atualmente AES Eletropaulo) criou um departamento para a área, sob a coordenação do engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo.
Por este motivo, Eduardo Lobo é considerado o patrono da profissão no país. A data do seu nascimento, 2 de dezembro, foi consagrada como o Dia Nacional das Relações Públicas, nos termos da lei n° 7.197, de 14 de junho de 1984.