Capa » Campinas 250 anos » Carta de Paris da Unesco em debate sobre centro de Campinas
Carta de Paris da Unesco em debate sobre centro de Campinas
Estação Cultura, patrimônio histórico de Campinas

Carta de Paris da Unesco em debate sobre centro de Campinas

A Carta de Paris, como ficou conhecida a Convenção Internacional para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, será subsídio no Debate sobre o Patrimônio Histórico e Gastronomia no Centro de Campinas, nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, a partir das 18h30, na Associação Comercial e Industrial de Campinas, rua José Paulino, 1111, com entrada aberta ao público. Será o primeiro debate promovido pelo Movimento Vida no Centro de Campinas, que congrega várias organizações da sociedade civil e visa buscar melhorias para a região central da cidade nas áreas cultural, de economia, ambiental, educacional, social e de mobilidade, entre outras.

A Carta de Paris é fruto da Conferência da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reunida na capital francesa de 17 de outubro a 21 de novembro de 1972. É muito expressivo que a Convenção Internacional de que trata a Carta considera relevantes para proteção, como patrimônio da humanidade, aspectos tanto culturais como naturais. Ou seja, não há o predomínio da natureza sobre cultura ou vice-versa, na visão da Unesco. 

Logo na abertura o documento alerta que “o patrimônio cultural e o patrimônio natural encontram-se cada vez mais ameaçados de destruição não somente devido a causas naturais de degradação, mas também pelo desenvolvimento social e econômico agravado por fenômenos de alteração ou de destruição ainda mais preocupantes”. Nas últimas quatro décadas, desde a Conferência de Paris, o patrimônio cultural e o natural em todo planeta ficaram ainda mais ameaçados, na medida em que as causas apontadas no documento foram ainda mais agravadas.

A íntegra da Carta de Paris pode ser encontrada neste blog, em http://belocentrodecampinas.wordpress.com/carta-de-paris/

    

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta