Fortalecer o Circuito das Frutas, de modo a estimular a agricultura, o turismo sustentável e o desenvolvimento sustentável de importantes municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e vizinhos. Este foi o propósito da reunião mantida neste sábado, 7 de fevereiro, em Vinhedo, entre o prefeito Jaime Cruz e o secretário estadual de Turismo, Roberto Lucena, além de representantes de outros seis municípios do Circuito das Frutas. O encontro aconteceu uma hora antes da abertura oficial da 54ª edição da Festa da Uva e 6ª edição da Festa do Vinho de Vinhedo.
A reunião aconteceu no stand do Circuito das Frutas, no Parque Municipal Jayme Ferragut, recinto da festa, e foi marcada pela apresentação de ideias para que a atividade turística, sobretudo atrelada ao cultivo de uma grande variedade de frutas, se fortaleça e seja capaz de atrair mais turistas e, ao mesmo tempo, de valorizar o trabalho das famílias produtoras rurais.
Além do secretário Roberto de Lucena e do prefeito Jaime Cruz, estiveram presentes os prefeitos Pedro Biggardi, de Jundiaí; Vicente Candido, de Jarinu; Nicolau Finamore Júnior, de Louveira; e José Roberto Zem, de Morungaba. Representando o prefeito de Valinhos estava o secretário de Cultura e Turismo, André Luis dos Reis; e de Itupeva estava o secretário de Agricultura e Turismo, Paulo Rosa.
O prefeito Jaime Cruz assumiu há menos de um mês a presidência do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas. O polo é formado ainda pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba e Itatiba. Recentemente foi criada em Vinhedo a primeira Cooperativa de Suco de Uva do Estado de São Paulo, a Coopervinho Paulista, citada pelo prefeito Cruz como exemplo do potencial regional em turismo e desenvolvimento a partir das frutas.
O secretário Lucena reafirmou que a Secretaria de Turismo do Estado está de portas abertas para uma maior aproximação e para divulgação do Circuito das Frutas. “Em breve terei um gabinete itinerante com o qual uma vez por mês visitarei uma região do estado e, certamente, virei aqui”, revelou.