No dia 24 de fevereiro, terça-feira, começam as inscrições para o Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015, a competição de modelo de negócios a partir de patentes e programas de computadores criados na Universidade. Neste ano, a iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp conta com o apoio e patrocínio de algumas das mais importantes empresas e instituições científicas e tecnológicas brasileiras, além de organizações internacionais.
A geração de empresas de base tecnológica a partir da propriedade intelectual da universidade é o principal propósito do Desafio. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós graduação de todo país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Desafio Unicamp: http://www.inova.unicamp.br/desafio.
Ao longo de três meses, serão promovidos workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócio. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. Esta edição do Desafio Unicamp oferecerá aos participantes, além da mentoria acadêmica e empresarial, um Workshop de Business Model Canvas (BMC) com Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech – que será realizado em 28 de março, no Expo Dom Pedro – , e um treinamento de Pitch – no qual os participantes vão aprender a como apresentar seu modelo de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.
No próximo dia 25, a organização do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica participará do evento Calourada DCE-Unicamp: Abre alas de um novo tempo, ação para recepcionar o calouro da Unicamp, que acontece no Ciclo Básico e é idealizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Na ocasião, a equipe irá apresentar o programa da competição e irá tirar as dúvidas dos interessados. Liga das Atléticas da Unicamp (LAU), Liga das Engenharias da Unicamp (LEU), Núcleo das Empresas Juniores, Mercado de Trabalho em Engenharia (TEM), Enactus, Trote da Cidadania, Liga Empreendedora, ABU Campinas e Centro de Estudos Universitários (CEU) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) também participarão do evento.
Além da entrega de kits aos calouros e material explicativo (com campanhas coibindo o trote violento), ocorrerão palestras e mesas de discussão sobre temas de grande importância social e ainda atividades culturais como shows.
Em 2015, patrocinam o Desafio a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clark, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Instute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil e a Prefeitura de Campinas.
A Agência de Inovação da Unicamp foi criada a 23 de julho de 2003 e institucionalizada a 12 de novembro de 2004, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Sua missão é identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.