Uma ação em rede está unindo vários grupos e organizações da sociedade civil no Movimento das Águas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Um debate no próximo dia 24 de fevereiro, terça-feira, às 19 horas, no CIS Guanabara, em Campinas, marcará o lançamento do movimento, de forma a preparar a Assembleia da Água da RMC, prevista para o dia 21 de março, na véspera do Dia Mundial da Água.
Participam do debate na terça-feira Sergio Christo, do movimento Itu Vai Parar, e Rafael Vilela, do movimento Conta D’água, que atua em âmbito estadual. E também José Furtado, de Campinas que Queremos, uma das organizações que estão alavancando o Movimento das Águas da RMC, ao lado do coletivo de cultura Nina e outras.
A água é um bem comum e o acesso a ela, um direito universal extremamente essencial, defende o Movimento. “Desde o ano passado estamos acompanhando notícias e previsões sobre a crise hídrica. Hoje ela é uma realidade e a atenção da mídia e do Governo Estadual está, mais uma vez, voltada para a capital. Por isso, questionamos: e o nosso território? O que acontecerá em Campinas e região quando a água acabar?”, pergunta a rede de organizações. O CIS Guanabara fica na rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, em Campinas.