Capa » Campinas 250 anos » Prefeitura de Campinas lança debate sobre Plano Municipal do Verde
Prefeitura de Campinas lança debate sobre Plano Municipal do Verde
Estimular a economia regional em um cenário de crise é objetivo de evento no dia 7 de julho em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Prefeitura de Campinas lança debate sobre Plano Municipal do Verde

Em 50 anos, a população de Campinas foi multiplicada por cinco, indo de 219.303 moradores em 1960 para 1.080.113 em 2010. A estimativa da Fundação Seade é a de que a população seja de 1.223.394 habitantes em 2030. Neste cenário de explosão populacional e urbana, e de grande preocupação com variáveis ambientais como as mudanças climáticas, é fundamental o papel das áreas verdes – como o Bosque dos Jequitibás, hoje uma ilha cercada por espaço densamente ocupado. Pois a consolidação das ações de conservação e recuperação das áreas verdes de Campinas é o objetivo central do Plano Municipal do Verde, que conta com um documento orientador disponibilizado nesta terça-feira, 3 de março, pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A Secretaria já está recebendo contribuições ao documento, que podem ser enviadas para o e-mail meioambiente@campinas.sp.gov.br. De acordo com a Secretaria, as contribuições recebidas serão analisadas para possível aproveitamento no documento da Fase de Diagnóstico, que contemplará a leitura técnica e social do tema. Segundo a Secretaria, o Plano Municipal do Verde tem relação com outros documentos, como o Plano Municipal de Saneamento Básico, já concluído, e com os Planos Municipais de Recursos Hídricos e Educação Ambiental, em fase de construção.

Mapear a situação das áreas verdes de Campinas, os conflitos a elas relacionados (como o depósito irregular de resíduos em seu território), e identificar possíveis projetos de proteção e recuperação desses espaços é um dos objetivos específicos do Plano Municipal do Verde, de acordo com a Prefeitura. A ideia é fortalecer o Sistema de Áreas Verdes e Unidades de Conservação (SAV-UC).

Foi constituído um Grupo de Trabalho na Prefeitura, com a presença de técnicos de várias secretarias, para participar da elaboração do Plano. O processo também conta, como subsídio, o mapeamento da vegetação do município, que foi realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp.

O Plano Municipal do Verde vai abranger o mapeamento das áreas verdes por categoria (parques, praças, unidades de conservação), a análise  da sua distribuição pelo município e o monitoramento da redução ou ampliação das áreas. Também será analisada a situação dos Parques Lineares.

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável indica que haverá várias formas de participação popular na construção do Plano. Ela diz que serão realizadas oficinas com as comunidades locais, consultas e audiência pública. As oficinas já têm até datas marcadas, em escolas municipais, entre 23 de março e 9 de abril. A oficina destinada à zona rural será na CATI. A expectativa é a de que o documento final esteja concluído em dezembro de 2015. O documento orientador pode ser consultado em: http://campinas.sp.gov.br/arquivos/meio-ambiente/documento_orientador_03.03.15.pdf

Bosque dos Jequitibás: "ilha" cercada de asfalto e concreto por todos os lados (Foto Martinho Caires)

Bosque dos Jequitibás: “ilha” cercada de asfalto e concreto por todos os lados (Foto Martinho Caires)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta