Reggae e tango. Duas das faces da diversidade musical da América Latina estarão expostas neste final de semana na Estação Cultura “Antônio da Costa Santos”, em Campinas, com eventos gratuitos. No sábado, 25, a música jamaicana estará em destaque no Dub Station Sound System. No domingo, dia 26, será a vez do tango, na Estação Tango.
O Dub Station Sound System, evento especializado em música jamaicana, acontece neste sábado, das 14h às 21h, idealizado e promovido pelo coletivo Bomboclat, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reunirá nomes como Radiola Dub, de Araraquara, DJ Barata – que fará um set especial de sonoridades africanas -, DJ Buiu e o cantor Likkle Jota. Também participam os DJs residentes FLX e ALE.
Estação Tango
Um pensamento triste que se pode dançar. Esta era a definição do tango por Discépolo, um dos expoentes do ritmo – e estilo de vida – nascido nas margens do rio da Prata, em Buenos Aires e Montevidéu, para depois ganhar o mundo. O tango, e a milonga, vão tomar a Estação Cultura no domingo, entre 18 e 23 horas, em evento realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Companhia Típica Tango.
A programação da Estação Tango começará com duas oficinas ministradas simultaneamente, a “Dramaturgias do corpo no Tango” com a professora Natacha Muriel López Gallucci (no Auditório), e a Oficina Introdução ao Tango Dança, com o professor Lucas Magalhães (Sala 1), a partir das 18h. Interessados devem chegar 15 minutos antes para se inscrever.
A partir das 19h o esperado e tradicional Baile de Tango com blocos de milonga, tango valsa, tango tradicional, candombe (tango negro), tango contemporâneo e eletrônico e ritmos de salão. Os ingressos serão entregues no hall de ingresso do Auditório uma hora antes do evento.
Durante o evento, haverá diversas performances de músicos convidados e dos fotógrafos Tomas Leite e Beatriz Huysmans Gil que vão expor fotografias de shows de tango da Companhia e oferecer cópias autografadas.
O encerramento será com apresentação de dança de Natacha Muriel e Lucas Magalhães, da Companhia Típica Tango, e participação especial do grupo Tango & Cultura do Rio de La Plata, da Unicamp. Um final de semana para celebrar o multicolorido da música e da cultura latino-americana.