Entre 19 e 23 de janeiro, Porto Alegre receberá mais uma edição do Fórum Social, que vai promover um balanço dos 15 anos da iniciativa e debater os desafios globais contemporâneos, como mudanças climáticas, crise dos refugiados, novas formas de violência e, no plano latino-americano e brasileiro, a nova conjuntura política e social. Será um Fórum Social Temático, pois a edição de 2016 do Fórum Social Mundial acontecerá em Montreal, no Canadá, entre 9 e 14 de outubro, na primeira vez que ele acontece no hemisfério Norte.
Mas Fórum Social sempre será sinônimo de Porto Alegre e, em 2016, a capital gaúcha será o palco de uma grande reflexão sobre a trajetória de 15 anos do evento nascido como um contraponto ao Fórum de Davos, que acontece sempre no final de janeiro na cidade suíça e que reúne a elite empresarial e política. Entre as presenças já confirmadas no Fórum Social Temático, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o teólogo Leonardo Boff e os idealizadores do Fórum Social Mundial, Oded Grajew e Chico Whitaker.
As discussões acontecerão no Parque Farroupilha (Redenção), Auditório “Araújo Viana” e Largo Zumbi dos Palmares. O Parque Harmonia vai receber o Acampamento da Juventude, que sempre se configurou como um Fórum Social à parte, pelo encontro de jovens de vários países. Os organizadores do Fórum ainda aguardam a confirmação de nomes como Luis Inácio Lula da Silva e da ativista paquistanesa Malala Yousafzai. A presidente Dilma Roussef já sinalizou que pode participar, dependendo da evolução da conjuntura política nacional. A diversidade de gênero, cultural e social vai novamente marcar a escolha dos palestrantes.
De forma paralela, será realizado o Fórum Social de Educação Popular, entre 17 e 23 de janeiro. Serão promovidas, ainda, as denominadas atividades auto-gestionadas e de convergências, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de janeiro (www.forumsocialportoalegre.org.br).
O Fórum Social Mundial teve sua primeira edição em 2001 e foi realizado por cinco vezes em Porto Alegre, sendo a última em 2012. Desde 2010 o FSM foi descentralizado, com ações em vários países, no formato de Fórum Social Temático. Em 2004 o evento aconteceu em Mumbai, na Índia. Em 2007, foi em Nairóbi, no Quênia. Em 2009, foi a vez de Belém, no Pará, receber a edição principal. Em 2011, Dakar, no Senegal. Em 2013, Tunis, na Tunísia.