Capa » Campinas 250 anos » Campinas tem mais de 10% do seu território com suscetibilidade a inundações
Campinas tem mais de 10% do seu território com suscetibilidade a inundações
Carta do IPT aponta Suscetibilidade Média de inundação na Norte-Sul, onde passa o Córrego Proença (Foto José Pedro Martins)

Campinas tem mais de 10% do seu território com suscetibilidade a inundações

As fortes chuvas de Verão, depois de dois anos de baixas precipitações, reacenderam o temor das inundações em Campinas. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluiu que 84,7 quilômetros quadrados, correspondendo a mais de 10% do território municipal total, de 794,43 km2, são sujeitos a inundações. Esta e outras informações, sobre Campinas e os demais municípios paulistas, estão no Portal DataGeo, disponibilizado no último dia 18 de janeiro pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, com dados sobre as Unidades de Conservação paulistas.

De acordo com a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, elaborada pelo IPT, 43,7 km2, correspondendo a 5,5% do município de Campinas, são sujeitos a inundações classificadas como de Classe de Suscetibilidade Baixa. Esta classe abrange áreas configuradas, entre outros elementos, por uma altura de inundação acima de 2 metros em relação à borda da calha do leito regular do curso d´água em questão.

Segundo a Carta, áreas com Suscetibilidade Baixa a inundação estão presentes em todo município de Campinas, com destaque especial para o trajeto do rio Atibaia pelo distrito de Sousas e demais territórios da Área de Proteção Ambiental (APA) e na divisa com o município de Jaguariúna. A área da Lagoa do Taquaral também tem Suscetibilidade Baixa a inundação, assim como um trecho do Ribeirão Viracopos, no limite com a Rodovia Santos Dumont.

Já as áreas com Suscetibilidade Média cobrem 17 km2, equivalentes a 2,1% do município. São áreas com altura de inundação entre 1 e 2 metros em relação à borda da calha do leito regular do curso d´água em questão. Essas áreas ocorrem com menor distribuição no município, como em boa parte da extensão do rio Capivari, do Sete Quedas e Santa Lúcia ao Campo Grande, e também do Córrego Proença, ao longo da Avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul).

E as áreas com Suscetibilidade Alta abrangem 24 km2, ou 3% do território de Campinas. Trata-se de áreas com altura de inundação de até 1 metro em relação à borda da calha do leito regular do curso d´água em questão. Casos de boa parte da extensão do Ribeirão Anhumas e do rio Atibaia na divisa com Jaguariúna.

Carta de Suscetibilidade a inundações em Campinas

Carta de Suscetibilidade a inundações em Campinas

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta