A uva e o vinho são elementos essenciais para a identidade italiana e acompanharam o intenso movimento migratório para o Brasil entre o final do século 19 e início do século 20. Estima-se em mais de 1,2 milhão o número de italianos que se estabeleceram em território brasileiro entre 1875 e 1914, inicialmente para trabalhar na colheita do café. A região de Campinas foi um dos principais endereços dos imigrantes italianos e é essa história, marcada por dramas e conquistas, que fundamenta a 55ª Festa da Uva e 7ª Festa do Vinho, que serão realizadas em Vinhedo entre os dias 13 e 28 de fevereiro, no Parque Municipal Jayme Ferragut.
São várias atividades que remetem para a importância da cultura italiana na formação de Vinhedo, que se tornou um município em 1948 após a emancipação, por um plebiscito, do município de Jundiaí. A ligação com Campinas sempre foi estreita. O primeiro sistema de captação de água de Campinas funcionava no distrito da Rocinha, nome anterior ao do movimento emancipatório.
Um dos pontos altos da programação voltada para o resgate das origens culturais locais é a Parada Italiana, que neste ano acontecerá aos domingos, nos dias 14, 21 e 28 de fevereiro, no recinto das Festas. Durante a Parada, acontece a apresentação da Tarantela, finalizando com a cerimônia de Pisa das Uvas, verdadeiro ritual de constituição e preservação da identidade oriundi em Vinhedo.
O Carnaval de Veneza e as Estátuas Vivas são outras atrações, previstas para os sábados, às 13h30, e domingos, às 10 horas e 13h30. Apresentações de mascotes e bonecos, da Trupe Mambembe, Banda Jazz Tradicional, Família Italiana Cantante (sábados e domingos, às 16 horas), de Os Sombras, Boneca Viva e Títere, do Paparazzi e de Matilda, o Avestruz Bailarino, sempre aos sábados e domingos, são outras atrações. Fanfarras e bandas também vão se apresentar. No dia 21 haverá o Desfile de Cavaleiros.
O resgate da influência da cultura italiana na cidade é o propósito original das duas Festas, que neste ano novamente incluem shows musicais de artistas e grupos que têm divulgação maciça pelas rádios, televisão, internet e indústria cultural em geral, como representantes do chamado sertanejo universitário. Esta programação será aberta no dia 13 com a Banda Blitz e prossegue com as duplas Pedro Paulo & Alex (dia 14), Matheus e Kauan (dia 19), Humberto & Ronaldo (dia 20), Jorge & Mateus (dia 21), Banda Malta (dia 26), Guilherme & Santiago (dia 21) e termina com Anitta, uma das estrelas do polêmico universo funk no Brasil.
No final de 2015, o IBGE divulgou o Produto Interno Brutos dos municípios brasileiros, com dados de 2013, e o PIB de Vinhedo era de R$ 7,1 bilhões, o que garantiu o município entre os 100 maiores PIBs municipais do país e um dos principais da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Também no final de 2015, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou mais uma edição de seu Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Vinhedo foi classificado em 5º lugar de todo país e como 4º no estado de São Paulo, com índice 0.8994 . O primeiro lugar nacional ficou para o município de Extrema, no sul de Minas Gerais, com índice 0.9050, bem próximo, portanto, ao de Vinhedo.