Testar e validar sistemas de controle do espaço aéreo antes que eles entrem em operação. Este é o propósito do Laboratório de Qualificação de Sistemas para Controle do Espaço Aéreo, inaugurado na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas (SP).
O novo Laboratório resulta de parceria entre o CPqD e o Comando da Aeronáutica, com o objetivo de dar respaldo à evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Pelo acordo, o CPqD dará apoio à Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) no projeto voltado para estruturar uma moderna Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN Nacional) no Brasil.
Assim, a montagem do novo laboratório é uma iniciativa conjunta do CPqD e da CISCEA, que conta com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), dos fornecedores de equipamentos Frequentis, SITTI, ParkAir e Audiosoft e de sistemas da Atech e Saipher.
“Esse novo laboratório, inédito no Brasil, é uma referência nacional e internacional para simulações desse tipo”, disse Hélio Graciosa, presidente do CPqD. “A implantação dessa infraestrutura avançada é um passo importante dentro do projeto de evolução do sistema de comunicações do controle do espaço aéreo do país”, complementou.
A inauguração do Laboratório acontece no momento em que está sendo ampliado o Aeroporto Internacional de Viracopos, que confirmará Campinas como um dos principais vértices da aviação comercial no Brasil.