Capa » Galeria Virtual » A arte do sublime e da inquietude de Mário Gravem Borges na Galeria Virtual ASN
A arte do sublime e da inquietude de Mário Gravem Borges na Galeria Virtual ASN
Mário Gravem Borges, cidadão do mundo, apaixonado por Campinas (Foto Martinho Caires)

A arte do sublime e da inquietude de Mário Gravem Borges na Galeria Virtual ASN

Se a arte é a face do sublime, esta é a melhor definição da obra de Mário Gravem Borges. Mas se a inquietude é a marca da expressão artística, esta narrativa também está presente na trajetória e na concepção estética do campineiro descendente de índios, portugueses, britânicos e holandeses. Ou seja, é completa, contundente, visceral, a arte de Borges, o novo destaque na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias a partir desta sexta-feira, dia 6 de outubro.

Cidadão do mundo poderia ser uma das definições para Mário, que muito cedo foi estudar na legendária Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e onde, com outros alunos, trabalhou na confecção de uma instalação para a  primeira Bienal Internacional de Desenho Industrial, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1968.

“Era uma mesa que reproduzia um banquete, em estilo meio barroco, meio neoclássico, mas em essência kitsch, que fazia um contraponto com as linhas modernas da bienal”, explicou o artista em uma entrevista para a Agência Social de Notícias, em 2014 (aqui).

Depois de estudar no Rio de Janeiro, viveu anos na Inglaterra. Em 1981, foi o primeiro não-britânico a expor no Institute of Contemporary Art, em Londres. Muitas exposições nestes anos, em muitos países. Mas as influências maiores para o pintor são, mesmo, as raízes brasileiras.

Aldemir Martins, Afrânio Fonseca, João Bosco de Oliveira, Afrânio Montemurro, Odila Carvalho Braga e Luciane Kunde são alguns dos nomes que Mário gosta de citar, como no momento do trabalho que expôs, há três anos, na Estação Cultural, no ateliê ferroviário do artista que retornou à sua cidade natal no final da década de 1980.

Sempre preocupado com os rumos das artes locais, presidiu o Fórum Municipal de Cultura, quando tentou estimular a construção coletiva de um Plano Municipal de Cultura. Tem participado de várias exposições coletivas, como a série “Anjos”, no Ateliê Lisa França, onde também incentivou a coletiva sobre Cristo.

A Galeria Virtual é o espaço aberto pela Agência Social de Notícias para a divulgação do talento de fotógrafos e artistas plásticos de Campinas e região. Muitos profissionais já apresentaram sínteses de seu trabalho na Galeria, que pode ser visitada no canto superior direito da home da ASN.

09_Mario Graven_retábulo processional santa ana virgem maria 08_Mario Graven_The Shrine acrilico sobre tela 2013 07_Mario Graven_MESOPOTAMIA SÍ ARÁ 2013 06_Mario Gravem_earthworks findings eternity 05_Mario Graven_infinitude em vida 1 04_Mario Graven_findings on the way to infinitude 2013 a 2017 03_Mario Graven_findings and eternity_Ok 02_Mario Graven_a infinitude, a eternidade e a árvore de luz 01_Mario Graven_retabulo árvore sarça ardente

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta