Capa » Cultura Viva » Exposição coletiva em Campinas celebra a fotografia autoral em P&B
Exposição coletiva em Campinas celebra a fotografia autoral em P&B
A foto de Fábio Fantazzini que estará na exposição

Exposição coletiva em Campinas celebra a fotografia autoral em P&B

Uma celebração da fotografia, em especial aquela produzida em preto e branco e que continua encantando pela sua sutileza, por sua forma sofisticada de contar histórias e de ajudar a interpretar o mundo e a humanidade. Assim está sendo considerada, pelos integrantes, a exposição “Fotografias, uma coletiva”, que tem sua vernissage nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, entre 17 e 21 horas, no CIS Guanabara, em Campinas.

A iniciativa da exposição é do fotógrafo Fábio Fantazzini. Ele sempre realizou exposições com seus alunos. Na edição de 2018, ele resolveu ampliar o grupo de expositores, convidando os amigos de anos de estrada. O resultado é a exposição com grandes nomes da fotografia de Campinas.

Seriam 10 inicialmente, com duas fotos cada, mas a proposta evoluiu para 21 fotógrafos, com uma obra cada, de modo a democratizar ainda mais o projeto. “Temos representações de processo totalmente analógico e a maioria de forma digital. E temos foto com drone, que é interessante em termos de perspectiva”, comenta Fantazzini.

Fabio Fantazzini, mestre do preto e branco (Foto Fabio Fantazzini)

Fabio Fantazzini, mestre do preto e branco (Foto Fabio Fantazzini)

Ele é um mestre do preto e branco, como já mostrou a Galeria Virtual da Agência Social de Notícias (aqui). O claro e escuro é o seu território, um olhar refinado que desafia a hegemonia das fotos coloridas. Ele fez a transição do analógico para o digital mas o preto e branco continua provocando, tirando perspectivas da zona de conforto e fazendo pensar.

Pois o encanto do preto e branco é a marca da exposição “Fotografias, uma coletiva”, na qual a preocupação com a qualidade é central. As obras foram todas emolduradas e estarão à venda. Um dos ingredientes importantes é a diversidade de “concepções estéticas”, comenta Fantazzini, que destaca a liberdade de escolha que presidiu a montagem da exposição.

Estes são os expositores: Aluísio Pinheiro, Boris Alday, Carlos Bassan, Carolina Engler, Celso Palermo, Fábio Fantazzini, Fernando Righetto, Gil Caldas, Jony Meyer, Juliana Engler, Júlio Malosso, Kamá Ribeiro, Leonardo Alves, Lilian Medeiros, Luiz Carlos Monari, Martinho Caires, Nelson Chinalia, Rafaela Azevedo, Regina Pitta, Roberto London e William Marques.

Cartaz da exposição  Fotografias, uma coletiva

Cartaz da exposição Fotografias, uma coletiva

Muitos destes profissionais já apresentaram trabalhos na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. São os casos, além do próprio Fantazzini, de Carlos Bassan (aqui), Celso Palermo (aqui), Fernando Righetto (aqui), Kamá Ribeiro (aqui), Nelson Chinalia (aqui) e Regina Rocha Pitta (aqui). A Galeria Virtual ASN tem justamente o propósito de divulgar o trabalho de importantes profissionais da fotografia e artes plásticas de Campinas e região.

A exposição “Fotografias, uma coletiva”, estará aberta de segunda a sexta-feira das 9 às 20 horas e aos sábados e domingos das 9 às 17 horas, com entrada e estacionamento gratuito. O CIS-Guanabara (antiga Estação Guanabara da Companhia Mogiana) fica na rua Mario Siqueira, 829, no Botafogo, em Campinas. Fone (19) 3233.7801.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta