Capa » Cidadania » CIDH pede maior proteção de mulheres negras e juventude pobre no Brasil (DDHH Já – Dia 7, Art.7)
CIDH pede maior proteção de mulheres negras e juventude pobre no Brasil (DDHH Já – Dia 7, Art.7)
Banner da CIDH em seu site na internet

CIDH pede maior proteção de mulheres negras e juventude pobre no Brasil (DDHH Já – Dia 7, Art.7)

Por José Pedro S.Martins

“A CIDH chama a atenção para o grave contexto de violações aos direitos humanos das mulheres negras e da juventude pobre da periferia. São os pobres e os afrodescendentes aqueles que seguem sendo desproporcionalmente as principais vítimas de violações aos direitos humanos no Brasil. Estes são mortos às dezenas e milhares, sem investigação, julgamento, punição ou reparação adequados”.

A declaração é da delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que visitou o Brasil no final de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. A última visita in loco da CIDH no Brasil havia sido em 1995, quando “o país contava poucos anos da promulgação de sua Constituição Federal e de sua redemocratização”.

A delegação da CIDH foi chefiada pela Presidenta, Comissária Margarette May Macaulay, e integrada pela Primeira Vice-Presidenta, Comissária Esmeralda Arosemena de Troitiño; Comissário Francisco Eguiguren Praeli; Comissário Joel Hernández García; e pela Comissária Antonia Urrejola Noguera, Relatora para o Brasil. Adicionalmente, integraram a delegação: a Secretária Executiva Adjunta, María Claudia Pulido; a Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva, Marisol Blanchard Vera; o Relator Especial para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza; a Relatora Especial para os Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DESCA), Soledad García Muñoz; e especialistas da Secretaria Executiva da CIDH.

A Comissão encontrou-se com várias autoridades federais, de alguns estados e também representantes de comunidades indígenas, quilombolas, de mulheres e vários outros grupos sociais. No comunicado sobre a visita, a Comissão afirma que “a CIDH recorda também a obrigação estatal de assegurar às vítimas de racismo, de discriminação racial e formas conexas de intolerância um tratamento equitativo e não discriminatório, a igualdade de acesso ao sistema de justiça, processos ágeis e eficazes e uma reparação integral no âmbito civil ou penal”.

Desde a última visita da CIDH ao Brasil, portanto em 1995, “observamos um importante, contínuo e crescente processo de fortalecimento institucional em matéria de direitos humanos para atender a esta situação de maneira estruturada e progressiva”, reconhece a Comissão Interamericana, que prossegue:

__ Durante os anos que se passaram, elogiamos cada passo institucional, como a criação de uma Secretaria de Direitos Humanos em 1997, o fortalecimento do papel do Ministério Público para a defesa da cidadania, a ampliação e autonomia das defensorias públicas, o surgimento das procuradorias e varas judiciais especializadas em diferentes temáticas de direitos humanos e delegacias especializadas em defesa de minorias. Nos diferentes estados e no nível federal, destacamos a instalação de comitês nacionais e estaduais de defesa de distintas áreas dos direitos humanos, a implantação de políticas sociais paradigmáticas e, principalmente, a ampliação de espaços de participação da sociedade civil na gestão pública, possibilitando o controle social da administração. É necessário destacar, adicionalmente, medidas transversais que tematizaram dívidas históricas, como as políticas de ação afirmativa consubstanciadas em cotas raciais que impactaram diretamente no perfil social, econômico e étnico-racial das universidades brasileiras e um horizonte novo de mobilidade social.

Graças aos avanços em matéria de direitos humanos, continua a CIDH, “o Brasil sempre se constituiu como um país de referência e exemplar sobre como as políticas de direitos humanos se aperfeiçoaram através de distintos governos, mantendo-se em linha institucional como compromisso de Estado, consistente com a sua Constituição Política. Essa continuidade e maturidade crescente é chave para o desenvolvimento nacional”, pede a Comissão, logo após a eleição que levou Jair Bolsonaro à presidência, o que tem preocupado organizações de direitos humanos em função de sua trajetória e de suas declarações..

Em seu comunicado sobre a visita, a CIDH assinala que “tristemente identificou uma redução da intensidade dessa dinâmica, com o congelamento do processo progressivo de fortalecimento institucional na área de direitos humanos. Em muitos casos, lamentavelmente se observam retrocessos significativos na implementação de programas, políticas públicas e na garantia de orçamentos em áreas essenciais”. Foi uma mensagem, portanto, no sentido de que a Comissão Interamericana espera muito mais do novo governo brasileiro, que acaba de tomar posse, no dia 01 de janeiro de 2019.

 

(7º artigo da série DDHH Já, sobre os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no cenário brasileiro. No 7º dia do mês de janeiro de 2019, o artigo corresponde ao Artigo 7: Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação) 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta