Capa » Blog Cultura Viva » Lendas, manuais e cultivos: livro de artista de Campinas propõe experiência além da leitura com “de onde brotam os fios…”
Lendas, manuais e cultivos: livro de artista de Campinas propõe experiência além da leitura com “de onde brotam os fios…”
ilustração do livro__crédito divulgação

Lendas, manuais e cultivos: livro de artista de Campinas propõe experiência além da leitura com “de onde brotam os fios…”

Luciana Valio propõe, a partir de uma lenda, confeccionar casulos-sementes para serem depositados no solo com intuito de regenerar a biodiversidade local. Artista mora em Campinas e foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022.

Luciana Valio_crédito Alexander Foldes

Luciana Valio_crédito Alexander Foldes

O livro ‘de onde brotam os fios…’ da artista Luciana Valio, terá seu primeiro lançamento presencial no próximo dia 22 de fevereiro, das 17h30 às 19h30, na Casa de Vidro, em Campinas. O lançamento será precedido de uma oficina gratuita, das 14h às 17h, para confecção de casulos-sementes. Luciana Valio foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022 com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A história do livro começa com uma lenda sobre um ancião que se transforma em um casulo. A segunda parte é um manual no qual a autora convida o leitor a colaborar com uma espécie de experimento científico. A intenção da artista é “intervir na natureza de forma a estabelecer uma relação poética com o reflorestar por meio da disseminação de sementes”. Para isso, Luciana ensina no livro o passo a passo para a produção artesanal de três tipos de casulos (tear, tricô e feltragem de lã), indica as sementes que vão compor o mix como as frutíferas (limão, maracujá, mamão), as arbóreas (ipê e pau-formiga), além de hortaliças como jiló e quiabo que, junto com terra, devem rechear os casulos para posteriormente serem depositados no solo. Os casulos funcionam como ‘bombas de semente’ que brotam espontaneamente, regenerando a biodiversidade local. O livro vem acomodado numa caixa e junto um saquinho contendo sementes e um casulo de crochê para uma primeira experiência do leitor.

Casulos_crédito Luciana Valio

Casulos_crédito Luciana Valio

“Por serem os casulos-sementes receptáculos/úteros das sementes, eles foram confeccionados artesanalmente com fios naturais, de modo que seu processo de perecer esteja em sincronia com a erupção da brotação das sementes. Tem o caráter de um experimento científico, que se utiliza da observação fenomenológica dos casulos-sementes postos no solo com o intuito de regenerar a biodiversidade local. Mas é também o desejo de transcendência em que as relações de vida e morte tornam-se metamorfoses”, explica Luciana Valio. O livro é, na verdade, um trabalho artístico, é um livro de artista que foi produzido como uma lenda e como um manual. Os processos são detalhados para estimular a disseminação de sementes e a ação direta com a natureza, deixando aos casulos o potencial da transformação, da regeneração do solo e do reflorestamento. “A história enfatiza o contato com a natureza, os cuidados com as plantas e a relação do ser humano com os outros seres”, completa.

 

casulo sendo recheado_crédito Luciana Valio

casulo sendo recheado_crédito Luciana Valio

Uma live e várias oficinas

No próximo dia 20 de fevereiro, às 20h, a artista vai fazer uma live de lançamento via Instagram (@lucianavalio) para contar do projeto, do livro e das oficinas.

Para quem quiser aprender de perto, Luciana fará outros lançamentos em Campinas precedidos de oficinas gratuitas para a confecção do casulo-semente. Além da Casa de Vidro, no Taquaral,  haverá oficinas também no Espaço Cultural Maria Monteiro, localizado na Vila Padre Anchieta, no dia 23 de fevereiro,, das 9h às 12h. Já no Centro de Cultura Casarão, no distrito de Barão Geraldo, a oficina acontece no dia 29, das 14h às 17h e o lançamento a partir das 17h30. Em março, dia 16, no Tote Espaço Cultural, em Sousas, também terá oficina, das 10h às 13h, e lançamento das 13h30 às 15h30 (ver serviço). As inscrições para as oficinas devem ser feitas por meio do formulário neste link:  https://forms.gle/xNqyZxa6SGo2A2ez6. O livro ficará exposto por três meses após o lançamento na Casa de Vidro, no Centro de Cultura Casarão e na Tote Espaço Cultural.

Roda de Conversa

No dia 28 de fevereiro, das 15h às 17h, uma roda de conversa da autora com as artistas Norma Vieira, Valéria Scornaienchi, Keyla Knobel e Sylvia Furegatti vai pontuar o lançamento na Biblioteca Pública Municipal Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas, das 15h às 17h. A atividade é gratuita. “A ideia é conversar sobre o tema ‘Arte e Natureza’ no formato de livro de artista nas produções pessoais de cada uma das convidadas”, conta Luciana Valio.

Contrapartida

O projeto foi realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022. Entre as ações de contrapartida, além das quatro oficinas gratuitas, a autora fará doação de livros para bibliotecas de Cursos de Artes Visuais das universidades públicas, instituições culturais públicas do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Sobre a autora

Além de artista, Luciana Valio é mãe, professora universitária e pesquisadora em Arte Contemporânea. Na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, ministra aulas de Tridimensionalidade para os Cursos de Graduação em Artes Visuais. Em seu trabalho, a artista alinhava a relação entre a arte e a natureza em busca de um olhar decolonial. Para tanto, utiliza-se dos processos vivenciados/percebidos pelo corpo e dos fazeres manuais como meios para acessar saberes ancestrais. Caracterizando, em suas performances, tais processos para a conexão entre corpo, natureza e mundo espiritual (ou Cosmos). Sua pesquisa se debruça sobre os seguintes temas: conhecimento ancestrais e manualidades na Arte Contemporânea; Arte e Natureza; Arte e Decolonialidade; e Intervenção Urbana. Coordena do projeto “Entre Tramas e Fibras” com enfoque sobre os têxteis e as manualidades na Arte Contemporânea. É doutora e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP.

sementes de urucum_crédito Luciana Valio

sementes de urucum_crédito Luciana Valio

Serviço

Livro: “de onde brotam os fios…”
Autora: Luciana Valio
Páginas: 52
Acabamento: caixa contendo livro, sementes e casulo.
Preço (lançamento): R$ 90
Live de lançamento: 20 de fevereiro, às 20h, no Instagram da artista (@lucianavalio).

Outros lançamentos e oficinas *

> 22 de fevereiro
Museu da Cidade – Casa de Vidro (Avenida Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral)
14h às 17h – Oficina
17h30 às 19h30 – Lançamento do livro
de 23 de fevereiro a 22 de março – Exposição do Livro

> 23 de fevereiro
Espaço Cultural Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta)
9h às 12h – Oficina
 
> 28 de fevereiro
Biblioteca Pública Municipal ‘Ernesto Manoel Zink’ (Av. Benjamin Constant, 1633, Centro)
15h às 17h – Roda de conversa com a autora Luciana Valio e artistas convidadas.

> 29 de fevereiro
Centro Cultural Casarão (R. Aracy de Almeida Câmara, s/n – Barão Geraldo)
14h às 17h – Oficina
17h30 às 19h30 – Lançamento do livro
de 01 à 27 de março – Exposição do Livro

> 16 de março
Tote Espaço Cultural /Ateliê Norma Vieira (Avenida Dona Maria Franco Salgado, 260, Sousas)
10h às 13h – Oficina
13h30 às 15h30 – Lançamento do livro
de 17 de março à 6 de abril – Exposição do Livro

Inscrições pelo formulário neste link:  https://forms.gle/xNqyZxa6SGo2A2ez6

 

sementes de girassol gigante_crédito Luciana Valio

sementes de girassol gigante_crédito Luciana Valio

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.