Centro de Visitantes do Tamar em Ubatuba une lazer e educação
Tartarugas marinhas são naturalmente a grande atração do Centro de Visitantes em Ubatuba (Fotos José Pedro Martins)

Centro de Visitantes do Tamar em Ubatuba une lazer e educação

O paraíso ecológico de Ubatuba, que tem mais de 100 quilômetros de praia e 80% do município no Parque da Serra do Mar, tem uma atração turística e de educação ambiental especial. É o Centro de Visitantes do Projeto Tamar, que anualmente recebe mais de 100 mil de pessoas, incluindo milhares de alunos de muitas escolas de várias cidades.

O Centro de Visitantes do Tamar em Ubatuba tem o apoio da Arcor do Brasil e do Instituto Arcor Brasil.  Em área de 1.800 m², num complexo de tanques com 200 mil litros de água do mar, são expostas 30 tartarugas marinhas de quatro espécies, desde pequenos filhotes até animais de mais de 100 quilos. Em um tanque com uma praia artificial o visitante pode observar as tartarugas submersas por visores panorâmicos.

Há ainda um terrário para jabutis, três recintos com tartarugas de água doce e um aquaterrário para os filhotinhos de jabutis e tartarugas de água doce. Réplicas e silhuetas de tartarugas marinhas em tamanho natural impressionam. Painéis fotográficos, peças biológicas, auditório, espaço temático para mostra das atividades comunitárias e de educação ambiental, imagens em tempo real do Centro de Reabilitação complementam a exposição.

Base do Tamar tem atrações para todos os públicos

Base do Tamar
tem atrações para todos os públicos

As crianças contam com espaço ao ar livre com um parque infantil e brinquedos que remetem à vida das tartarugas marinhas. Em outubro de 2011 foi reinaugurado o Espaço Infantil em uma  sala pintada com a temática marinha. A Loja Tamar encerra o circuito apresentando diversificados produtos confeccionados pelos Grupos Produtivos apoiados pelo Projeto Tamar.

Em 2010 foi inaugurado o Casco Acústico, como um espaço que vem sendo implantado pelo Projeto Tamar nos principais Centros de Visitantes. O objetivo é valorizar a cultura e tradições artísticas locais, com apresentações em diversas linguagens, além de promover e divulgar o trabalho de conservação das tartarugas marinhas através de eventos artísticos, inclusive musicais. O Centro de Visitantes de Ubatuba ainda conta com o Museu do Caiçara, que valoriza a cultura local.

Museu Caiçara contribui com a preservação da cultura local

Museu Caiçara contribui com a preservação da cultura local

Além do apoio ao Centro de Visitantes, o Instituto Arcor Brasil mantém, através da base de Ubatuba, parceria com o Projeto Tamar/ICMBio no Programa Amigos do Mar de Educação Ambiental.

A sequência de 73 praias e costões rochosos forma uma das principais áreas de alimentação de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas nas costas brasileiras. Apenas a espécie oliva (Lepidochelys olivacea) não frequenta a região. Além disso, todo o município de Ubatuba, praticamente, está localizado em Área de Preservação Ambiental, por possuir uma das maiores proporções de Mata Atlântica preservada.

O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar, instituição privada, sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública federal, patrocinado pela Petrobrás.

Comunidade de Cambury tem uma parceria sólida com a base do Tamar em Ubatuba

Comunidade de Cambury tem uma parceria sólida com a base do Tamar em Ubatuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>