Capa » EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

 

Escola Estadual "Carlos Gomes", uma das instituições de ensino localizadas no centro de Campinas: patrimônio histórico e cultural da cidade. (Foto José Pedro Martins)

Escola Estadual “Carlos Gomes”, uma das instituições de ensino localizadas no centro de Campinas: patrimônio histórico e cultural da cidade. (Foto José Pedro Martins)

ESCOLA ESTADUAL “CARLOS GOMES”

O prédio da Escola Estadual “Carlos Gomes”, ao lado do Palácio dos Jequitibás, a sede da Prefeitura, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), estadual, em 12 de maio de 1982, e pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), em 1997. A Escola Complementar de Campinas, seu nome original, foi criada pela Lei nº 861, de 14 de dezembro de 1902, e inaugurada em 13 de maio de 1903, tendo formado grande parte dos professores da cidade na primeira metade do século 20. Dois prédios contíguos, na esquina das ruas Treze de Maio e Francisco Glicério, bem no centro de Campinas, abrigaram inicialmente a escola, que teve como primeiro diretor o professor Antônio Alves Aranha. Um grupo de 100 alunos, sendo 28 do sexo masculino e 72 do sexo feminino, foi aprovado no primeiro exame de admissão à escola.

A primeira turma de professores foi formada em 1906, dos quais, nove pela seção masculina e 37 pela feminina. Em 1911 o nome foi alterado, para Escola Normal Primária, por meio do Decreto nº 2.025, de 19 de março. Nova mudança em 1920, para Escola Normal de Campinas, pela Lei nº 1750, de 8 de dezembro, no âmbito da Reforma Sampaio Dória.

O prédio atual, na avenida Anchieta, erguido em terreno municipal, com base em projeto do arquiteto Cesar Marchisio, foi inaugurado em 1924. Vários ornamentos e adereços dão uma configuração de ecletismo ao prédio, de inspiração neoclássica, apesar dos contornos muito sóbrios. Escola Normal Carlos Gomes passou a ser a nova nomenclatura, em 1936, como um tributo ao grande artista campineiro, no ano em que era lembrado o centenário do compositor e maestro. O nome foi alterado em 1942, pelo Decreto- Lei Federal nº 4.244, de 09 de abril, para Escola Normal e Ginásio Estadual Carlos Gomes. O nome atual, Escola Estadual Carlos Gomes, é de 1998.

Deixe uma resposta