Capa » Sobre

Sobre

Luzes no centro. (Fotos José Pedro Martins)

Luzes no centro. (Fotos José Pedro Martins)

BLOG DO PROJETO BELO CENTRO DE CAMPINAS 

Campinas 240 – 250 anos – 2014 – 2024

O que é o Centro - A alma da cidade, o coração cultural e afetivo de Campinas, o espaço de encontro, de geração de renda, de manifestações políticas, de construção da identidade local.

Vitalidade – O Centro de Campinas mantém impressionante vitalidade, reunindo o principal conjunto do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, relevante atividade econômica e cultural, o maior número de livrarias, importantes instituições e organizações não-governamentais, Igrejas e a sede do poder público municipal, o Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura Municipal. Isso tudo, apesar do esvaziamento observado nas últimas décadas, provocado por fatores como a demolição da Igreja do Rosário (década de 1950) e do Teatro Municipal (década de 1960), a saída das principais Universidades, da Câmara Municipal e do Judiciário para outras regiões. O medo e a insegurança são fatores que contribuem para o esvaziamento.

Círculo virtuoso – Um dos objetivos do projeto é criar um círculo virtuoso no Centro de Campinas, com ações em várias áreas influenciando em outras.  A ideia é, de fato, um conjunto de iniciativas, contemplando o todo, e não mais ações isoladas, pontuais. O Centro é um microcosmo da cidade que é sede de importante região metropolitana e, portanto, deve ser assim tratada, em sua complexidade.

Setores contemplados – Ao procurar uma abordagem integral, holística, do Centro de Campinas, o projeto contempla então atividades nos setores Social, Econômico, Cultural, Ambiental, de Segurança, Infraestrutura, Legal e de Política Pública.

Estratégia – Considerar o Centro como um território expandido, que iria, ao Norte, até o Centro de Convivência (no Cambuí); ao Sul, até a Estação Cultura e Vila Industrial;  a Leste, até o Teatro Castro Mendes; a Oeste, até o Instituto Agronômico e Estação Guanabara. Dividir este Centro expandido em oito eixos, para facilitar o planejamento das ações.  Debate amplo das prioridades, para diagnóstico e mapeamento de desafios e identificação das ações que serão realizadas, por meio de projetos interdisciplinares, envolvendo vários parceiros e que beneficiem a todos. Será construído um sistema de indicadores e de monitoramento de ações.  Discussão democrática, ampla e coletiva.

Deixe uma resposta