Capa » 2016 » julho

Arquivos Mensais: julho 2016

Piracicaba 249 anos: cidade une identidade, cultura e visão de futuro

Rio Piracicaba transbordando, em janeiro de 2016: imagem de vitalidade (Foto Adriano Rosa)

Por José Pedro Soares Martins Piracicaba, 31 de julho de 2016 – Piracicaba completa 249 anos nesta segunda-feira, 01 de agosto, como exemplo de cidade que busca preservar a sua cultura e identidade, ao mesmo tempo que pensando o futuro. É o olhar para o local, o regional e o global, de forma simultânea. Assim a cidade começa a se ... Leia Mais »

Debates sobre futuro da água na região de Campinas e Piracicaba têm pequena participação popular

Reunião técnica pública sobre renovação da outorga do Sistema Cantareira, na CATI, em Campinas (Foto José Pedro Martins)

Apesar da forte estiagem de 2014 e 2015, que confirmou a enorme vulnerabilidade do abastecimento hídrico, os debates sobre o futuro da água na região de Campinas e Piracicaba estão apresentando escassa participação popular. Esse fato preocupante foi reafirmado na sexta-feira, dia 29 de julho, durante reunião pública sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, realizada no auditório da Coordenadoria ... Leia Mais »

Reunião em Campinas expõe conflitos na renovação da outorga do Cantareira

Reunião na CATI em Campinas sobre renovação da outorga do Cantareira (foto José Pedro Martins)

Conflitos crescentes, e sem perspectiva de solução, entre os atores envolvidos na renovação da outorga do Sistema Cantareira foram expostos em uma reunião técnica pública realizada na manhã desta sexta-feira, dia 29 de julho, em Campinas. A reunião discutiu as propostas de renovação da outorga para que a Sabesp continue gerenciando o Sistema Cantareira, maior fonte de abastecimento da Grande ... Leia Mais »

Feirinha Julina da Fundação Eufraten será neste sábado em Campinas

Feirinha Julina da Fundação Eufraten terá muitas atrações (Foto Divulgação)

A Fundação Eufraten realiza neste sábado, 30 de julho, das 10 às 17 horas, a Feirinha Julina com bazar, música, comidas típicas e muita diversão. A entrada para a feirinha é gratuita e será na Rua Nuno Álvares Pereira número 72, próximo à Praça Arautos da Paz, no Taquaral, em Campinas. O bazar terá roupas; sapatos; acessórios, livros; e utensílios ... Leia Mais »

Blogs ASN: Como mudar a história a partir de um retrato de James Dean

Daniela Prandi escreve na plataforma de blogs da ASN sobre Cinema        Foto: Adriano Rosa

Dani Prandi fala esta semana do mais icônico “rebelde sem causa” da história do cinema: James Dean: “Hoje qualquer um tira uma foto com seu telefone, as revistas em papel estão desaparecendo e o cinema luta para sobreviver nas novas plataformas digitais. Mesmo assim, mitos permanecem.” Veja texto completo na plataforma de blogs ASN (clicando aqui).   Leia Mais »

Paixão pela moda sustentável se transforma em brechó online com consultoria

Moda site garimpo desfile 2

Aquela mala enviada pela tia de Campinas, com roupas usadas das primas, marcou a vida da historiadora Fernanda Junqueira de uma forma que ela nunca poderia imaginar. As roupas customizadas feitas pela mãe da administradora de empresas Tattiane Marques, que sempre ajudava na rotina da confecção familiar, também parecia apenas mais um capítulo da sua vida cotidiana. No entanto, Fernanda ... Leia Mais »

Blogs ASN: Palavras perigosas. Quase.

Cacalo Fernandes

Nova crônica de CACALO FERNANDES na plataforma de BLOGS ASN – Agência Social de Notícias CLIQUE AQUI Aos sábados, eles sempre iam à padaria. Eles comiam e bebiam de tudo: omelete, pão quente com manteiga, pão de queijo, rocambole, suco de laranja, vitamina, café com leite… Mas a certa altura da comilança, sem mais nem menos, Gumercindo falou: …. LEIA ... Leia Mais »

Campinas lembra 26 anos do ECA com evento sobre Marco Legal da Primeira Infância

As cores da Educação e da infância, provável eixo de união nacional (Foto Adriano Rosa)

Na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, Campinas lembrará os 26 anos de edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com um evento no Plenário da Câmara Municipal sobre o Marco Legal da Primeira Infância. O evento acontecerá entre 8h30 e 13 horas e as inscrições podem ser feitas no site https://cidadao.campinas.sp.gov.br/ A promoção é da Secretaria Municipal de ... Leia Mais »

Blogs ASN: Para quando a sua ficha cair

Marcela Pacola e Fabiana Pacola Ius falam da moda que desacomoda    Foto: Adriano Rosa

“A ficha caiu quando fomos visitar uma estamparia têxtil a convite de um amigo…” Em novo post, Fabiana e Marcela Pacola mais uma vez provocam o leitor com o chamado do ‘DesacoModa’ e falam sobre ‘upcycling’, economia circular, tendências globais de moda e consumo, designers brasileiros e muito mais sobre o universo da moda.  Leia texto completo na plataforma de ... Leia Mais »

Ação solidária resulta em exposição fotográfica histórica em Campinas

Foto de Gui Gallembek doada para a exposição "Bons Ventos"

Foram poucos minutos, mas uma grande devastação na madrugada de 5 de junho, domingo, em Campinas. O fenômeno climático denominado microexplosões atmosféricas provocou muita destruição e um dos mais atingidos foi o Educandário Eurípedes, com prejuízos estimados em mais de R$ 600 mil. Agora uma ação solidária, em benefício da instituição socioeducativa, resultou em uma exposição fotográfica histórica no Galleria Shopping. O ... Leia Mais »