Capa » 2016 » outubro

Arquivos Mensais: outubro 2016

Blogs ASN: Os filhos do mofo

Carlãozinho Lemes integra o time de blogueiros colaboradores da Agência Social de Notícias    Foto: Adriano Rosa

Novo post de Carlãozinho Lemes, na plataforma de blogs da ASN. Lei na íntegra aqui.   “Isso suscitou a hipótese de que o tal mofo teria origem extraterrestre, tendo talvez chegado de “carona” na carenagem das sondas investigativas de asteroides que as agências espaciais haviam aprendido a trazer de volta ao fim das missões. Mas a ala dita mais “séria” ... Leia Mais »

Setor de seguros está ativo frente às mudanças climáticas, mas Brasil precisa acelerar o passo

Telhado do Educandário Eurípedes foi destruído com "microexplosão" de 5 de junho (Foto José Pedro Martins)

(Campinas, 28 de outubro de 2016) Por José Pedro S.Martins Por pouco a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, não sofreu uma tragédia na madrugada do dia 5 de junho de 2016. Na data em que é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, um fenômeno climático que os especialistas denominam microexplosão, com ventos de até 120 quilômetros ... Leia Mais »

Campinas aumenta gastos com educação infantil mas déficit de vagas continua alto

Francisco Carbonari: panorama atual e perspectivas para a Educação Infantil em Campinas (Foto Martinho Caires)

Por José Pedro Martins Entre 2007 e 2015 houve um aumento de R$ 200 milhões no investimento anual em Educação Infantil em Campinas e neste período o número de matrículas em creches cresceu de 10.866 para 23.483 crianças, em sua grande maioria nas redes pública e de instituições conveniadas. Apesar desse investimento, que coloca Campinas no topo de gastos por aluno ... Leia Mais »

Blogs ASN: “É apenas o fim do mundo” olha de perto a infelicidade em família

Daniela Prandi escreve na plataforma de blogs da ASN sobre Cinema Foto: Adriano Rosa

Novo post de Daniela Prandi, na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, aqui.   ““Todas as famílias felizes se parecem; as infelizes são infelizes cada uma a sua maneira”, começa “Anna Karenina”. Saio da sessão de “É Apenas o Fim do Mundo” (Juste le fin du monde), novo filme do cineasta do momento, o franco-canadense Xavier Dolan, com ... Leia Mais »

Blogs ASN: Campinas e a terceira diáspora: ética e esperança

José Pedro Martins é editor da ASN (Foto Martinho Caires)

Novo post de José Pedro Martins, na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, aqui.   “Mudanças rápidas geram incertezas, porque concepções cristalizadas são colocadas em xeque a todo momento. A sensação de insegurança aumenta, corre-se o risco de se apegar a velhas crenças, a ideários ultrapassados, muitas vezes perigosos. Esta é a origem de fundamentalismos, e eles estão ... Leia Mais »

Carlinhos Campos conta (e canta) o Segredo de Passarinho nesta quinta no SESC-Campinas

O compositor admite a influência das Minas Gerais onde nasceu (Foto Adriano Rosa)

“Segredo de Passarinho”, primeiro disco autoral do compositor Carlinhos Campos, será lançado nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, às 20h30, no SESC Campinas. Sob a direção musical de Zé Esmerindo e Diogo Nazareth, o show reunirá músicos e parceiros de Campinas e região. O disco está sendo lançado em 2016 com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas ... Leia Mais »

Blogs Asn: Psiu! Fala baixo

Cacalo Fernandes

Nova crônica de CACALO FERNANDES na plataforma de BLOGS ASN – Agência Social de Notícias CLIQUE AQUI Durante certo tempo, foi jogador de futebol. Ele imaginava muitos aplausos da galera. Sonhava na verdade que os gritos explodiriam em um Maracanã lotado. Mas quando percebeu, depois de uma boa jogada em…. LEIA MAIS Leia Mais »

Campinas terá portal e “comunidades resilientes” para enfrentar temporada de chuvas

Trânsito seguro, com proteção dos pedestres: objetivo global (Foto Adriano Rosa)

Um portal na internet, com informações atualizadas sobre a possibilidade de ocorrência de fenômenos climáticos extremos, e a formação de “comunidades resilientes” são duas das estratégias que Campinas vai utilizar para enfrentar a prevista temporada de chuvas intensas no final de 2016 e início de 2017. A “microexplosão” de 5 de junho deste ano, que afetou bairros inteiros e provocou danos ... Leia Mais »

Blogs ASN: Treta com as minhas rugas

Carlãozinho Lemes integra o time de blogueiros colaboradores da Agência Social de Notícias    Foto: Adriano Rosa

Novo post de Carlãozinho Lemes, na plataforma de blogs da ASN. Para ler na íntegra, clique aqui.   “Sabe o que foi estranho, mesmo? A ruga mais pronunciada sob o olho esquerdo — sou canhoto, a quem possa interessar — começou a tremelicar e, como num desenho animado importado magicamente de O mundo louco de Tex Avery, se transmutou numa ... Leia Mais »

7ª Semana da Educação de Campinas discute Plano Municipal e soma 30 parceiros

Um dos eventos da 6ª Semana da Educação, na FEAC, em 2015 (Foto José Pedro Martins)

As metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Campinas são o tema norteador da 7ª Semana da Educação de Campinas, que será realizada entre os próximos dias 24 e 29 de outubro. Pelo sétimo ano consecutivo, a Semana é uma iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação. A programação de 2016, compondo um painel de oficinas, ... Leia Mais »