Capa » 2015 » janeiro

Arquivos Mensais: janeiro 2015

Semana em Campinas reflete e impulsiona o “boom” do quadrinho nacional

Abertura da I Semana do Quadrinho Nacional levou grande público à Biblioteca Municipal de Campinas (Fotos Martinho Caires)

As histórias em quadrinhos nacionais vivem um “boom”, um momento especial, pela ampliação do mercado e a maior possibilidade de publicação de autores independentes, embora muito ainda possa ser feito. Esta é a posição de consenso dos criadores e produtores culturais presentes na abertura da I Semana do Quadrinho Nacional, na noite desta sexta-feira, 30 de janeiro, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto ... Leia Mais »

Cultura e política nos quadrinhos do Brasil, segundo artistas de Campinas

Bira Dantas, na abertura da I Semana do Quadrinho Nacional, em Campinas (Foto Martinho Caires)

Os quadrinhos vivem um momento especial no Brasil, com ampliação de mercado e maior possibilidade de publicação por criadores independentes. E as HQ desempenham um papel importante para a cultura e para a política. Esta é a posição de alguns dos artistas de Campinas que participam da I Semana do Quadrinho Nacional, aberta na noite desta sexta-feira, 30 de janeiro, na  Biblioteca Pública Municipal ... Leia Mais »

Vazão do rio Atibaia em Campinas cai 28 mil litros por segundo em quatro dias

Rio Atibaia, que corta a região de Campinas: tratamento de esgotos é grande desafio no Brasil (Foto José Pedro Martins)

A vazão do rio Atibaia, pouco antes da captação de água para Campinas no distrito de Sousas, chegou a 39,6 metros cúbicos, ou 39,6 mil litros, por segundo no início da tarde de terça-feira, 27 de janeiro. Pois neste sábado, 31 de janeiro, quatro dias depois, a vazão já está em 11,7 m3, ou 11,7 mil litros por segundo. Uma vazão distante do limite crítico para ... Leia Mais »

Invasão de poesia no Largo das Andorinhas: aberto o FEVERESTIVAL

Cena do FEVERESTIVAL de 2015: Daniel Viana e suas   histórias em guardanapos, fragmentos da memória popular (Foto Martinho Caires)

O Largo das Andorinhas, ao lado da Prefeitura, tem esse nome porque era onde as andorinhas se reuniam, no início do século 20, no mercadinho que existia no local. Vem daí o título de Cidade das Andorinhas, denominação dada por Rui Barbosa, em uma de suas crônicas escritas após visitas a Campinas. Nesta sexta-feira, 30 de janeiro, o Largo recebeu um novo escritor. Com ... Leia Mais »

Bosque tem importância ambiental, cultural e histórica para Campinas

Bosque dos Jequitibás: "ilha" cercada de asfalto e concreto por todos os lados (Foto Martinho Caires)

O Bosque dos Jequitibás, que receberá uma série de obras no ano de seu centenário, tem grande importância ambiental e histórica para Campinas. Começando por ser uma das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica no perímetro urbano, com aproximadamente 100 mil metros quadrados. A área do Bosque pertencia originalmente a Francisco Bueno de Miranda, conhecido como Bueninho. Ele passou a ... Leia Mais »

Bosque dos Jequitibás assume perfil de educação ambiental no ano do centenário

Prefeito Jonas Donizette anunciou obras para novo momento do Bosque dos Jequitibás (Fotos Martinho Caires)

Composto por uma das últimas áreas de Mata Atlântica no perímetro urbano de Campinas, o Bosque dos Jequitibás assumirá um perfil de educação ambiental a partir de 2015, o ano do centenário da aquisição do espaço pelo Município. O pontapé inicial para o novo eixo de atuação do Bosque dos Jequitibás foi dado na manhã desta sexta-feira, 30 de janeiro, com o ... Leia Mais »

Viracopos é o aeroporto melhor avaliado do Brasil pelos passageiros

Viracopos continua sendo termômetro fundamental para a economia de Campinas e região (Foto Adriano Rosa)

Foram 12.992 passageiros ouvidos, de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos que somam 95% da movimentação aérea no país. Com este universo de amostragem, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi o melhor avaliado do Brasil, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 29 de janeiro, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A pesquisa foi feita entre outubro e dezembro de 2014, pela ... Leia Mais »

Balaio das Águas abre Carnaval de Campinas no dia 31 de janeiro

Balaio das Águas: um encontro da diversidade cultural brasileira em Campinas (Foto Divulgação)

Diversos grupos de cultura popular, em um encontro de afeto, alegria e fraternidade. A edição de 2015 do Balaio das Águas, do Ponto de Cultura Ibaô, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, abre o Carnaval de Campinas neste sábado, dia 31 de janeiro, a partir das 12 horas. Capoeira, Afoxé, Jongo, Samba de Bumbo e Tiririca, entre outros estilos e ... Leia Mais »

Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher tem inscrições até 15 de fevereiro

Participação de fotógrafos é cada vez maior no Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher (Foto José Pedro Martins)

Um olhar sobre “A Mulher no século XXI – Direitos e Conquistas”. Terminam no dia 15 de fevereiro as inscrições para o 4º Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher, que nesta edição tem o tema “A Mulher no Século XXI – Direitos e Conquistas”. O Concurso do SOS Ação Mulher, de Campinas, com apoio do Núcleo de Fotografia de ... Leia Mais »

A cultura viva de Campinas e do Brasil no Vaticano, a convite do papa Francisco

Célio Turino, no MIS-Campinas: a consciência do significado do convite do papa Francisco (fotos José Pedro Martins)

Célio Turino recebeu na última sexta-feira o convite da Academia de Ciências do Vaticano para proferir a conferência de abertura de seminário organizado pelo papa Francisco, sob o tema “Arte e Inclusão Social”. Entretanto, apenas hoje, 28 de janeiro, olhando, da sacada do Museu da Imagem e do Som (MIS), a reforma da Catedral Metropolitana de Campinas, ele diz que ... Leia Mais »